Quinta-feira, 02 de Abril de 2020
ECONOMIA

Capitalismo faz 'mais mal do que bem', aponta pesquisa global

Edelman Trust Barometer ouviu mais de 34 mil pessoas em 28 países como Estados Unidos, França, China e Rússia. 56% deles afirmam discordar do modelo atual de economia



x86566942_The-national-flags-of-several-countries-and-a-flag-with-the-logo-of-the-World-Economic-Foru.jpg.pagespeed.ic.QZdA9lzBc7_B275B927-022C-47F4-9A6A-95CA6B56E3B0.jpg Foto: David Mercado / Reuters
20/01/2020 às 14:09

A maioria das pessoas em todo o mundo acredita que o capitalismo em sua forma atual está fazendo mais mal do que bem, de acordo com uma pesquisa divulgada antes da reunião desta semana em Davos, Suíça, de líderes políticos e empresariais.

Este ano foi a primeira vez que o “Edelman Trust Barometer”, que há duas décadas pesquisa dezenas de milhares de pessoas em suas instituições centrais, buscou entender como o próprio capitalismo é visto.



Os autores do estudo disseram que pesquisas anteriores mostrando um crescente sentimento de desigualdade os levaram a perguntar se os cidadãos estavam começando a ter dúvidas mais essenciais sobre as democracias capitalistas do Ocidente.

“A resposta é sim”, afirma David Bersoff, pesquisador principal do estudo produzido pela empresa de comunicações norte-americana Edelman.

“As pessoas estão questionando nesse ponto se o que temos hoje, e o mundo em que vivemos hoje, é otimizado para que eles tenham um bom futuro.”

A pesquisa contatou mais de 34.000 pessoas em 28 países, desde democracias liberais ocidentais, como Estados Unidos e França, até aquelas baseadas em um modelo diferente, como China e Rússia, com 56% concordando que “o capitalismo como existe hoje faz mais mal do que bem no mundo”.

A pesquisa foi lançada em 2000 para explorar as teorias do cientista político Francis Fukuyama, que após o colapso do comunismo declarou que a democracia capitalista liberal havia eliminado ideologias rivais e, portanto, representava “o fim da história”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.