Terça-feira, 26 de Outubro de 2021
Capacitação

Caravana Sebrae atende mais de 250 pessoas em Rio Preto da Eva

Com cursos e palestras sobre empreendedorismo instituição realiza ações presenciais no município



dc9d6d20-953e-443d-8e73-aeeb0009a13a_6166A3EE-A912-4A1F-B13D-BA0B7A4E90F5.jpg Foto: Divulgação
26/08/2021 às 11:39

A Caravana Sebrae em Rio Preto da Eva é o encontro presencial da instituição com a população local. Mais de 250 pessoas participam dos cursos e palestras oferecidos gratuitamente de 23 a 27 de agosto.

Com atendimento para renovação da carteira Nacional de artesão e emissão para novos profissionais da área; curso de microcrédito com recebimento de documentação e envio das propostas de financiamentos para equipamentos e ou capital de giro; como empreender, onde os participantes aprendem como se organizar,planejar e entender o mercado e as finanças para gestão de pequenos negócios; entre outros.



A população local tem marcado presença no auditório da Guarda Municipal e na Secretaria Municipal de Turismo,onde acontecem a maioria das atividades.

Dona Maria do Rosário,58, ficou viúva depois de 43 anos casada com o motorista de máquinas pesadas Edmilson Nogueira Valente e se viu 'perdida' por não saber controlar as finanças pessoais."Era ele que cuidava do dinheiro e no ano passado a Covid19 o levou. Deixou a pensão de um salário e eu não sabia como lidar com dinheiro e tinha dificuldades para terminar o mês com renda e as coisas começaram a faltar lá em casa", comentou dona Maria.

Ela disse que o curso Educação Financeira,como planejar e fazer o controle financeiro pessoal abriu sua cabeça."Aprendi que temos que ter prioridades nas coisas da casa e o que não for essencial precisa ficar para depois,senão o dinheiro não dá",salientou. 

A microempresária Ana Claudia Pinheiro,52, dona da pousada Aguiar,também foi aprender como equilibrar as finanças no mesmo curso. " Eu trabalho com a minha família atendendo os clientes,mas é tanta coisa para comprar e administrar,que,às vezes,acabo me atrapalhando nas finanças. Felizmente, o Sebrae chegou com o conhecimento que eu estava precisando para arrumar tudo na pousada.Estou agradecida,ainda mais que é gratuito, e o professor Rafael Freire (consultor do Sebrae) é didático e tem paciência com a gente.Aprendi a organizar o dinheiro com ele,aqui".

MULHERES EMPREENDEDORAS

A analista técnica do Sebrae, Jeane Dias, foi uma das mais requisitadas pelas mulheres locais, que, através do curso Marketing Pessoal para Mulheres Empreendedoras,conseguiu um público com interesse redobrado na área,em função da pandemia.
"Elas anotam tudo e prestam muita atenção.São interessadas e observam os detalhes. Sabem que o marketing pessoal é fundamental para ter sucesso,tanto pela internet,como presencialmente",disse Jeane Dias.
 
AGENTE DE DESENVOVIMENTO

A diretora técnica do Sebrae, Adrianne Antony Gonçalves, esteve presente na Caravana Sebrae de Rio Preto da Eva. Ela disse "que na retomada das atividades presenciais,se deve manter todos os cuidados sanitários,mas que é uma grande alegria estar com os micros e pequenos empresários da região,neste momento  em que a vacinação avança e que a economia está retomando com mais seguranca".

Acompanhada do analista técnico do Sebrae, Marcelo Souza, ela visitou o Agente de Desenvolvimento (AD) do Sebrae na Prefeitura de Rio Preto da Eva,onde conversaram sobre as estratégias para aumentar o número de Micros Empreendedores Individuais (MEIs) no município e como adotar processos mais ágeis para atender a demanda local. 
"É muito bom receber a visita de uma diretora aqui no meu trabalho, porque mostra que a gente está sendo valorizado" disse Leandro Gonzaga Crispim, o AD do município.

O analista Marcelo Souza disse que Rio Preto da Eva tem grande potencial empreendedor e que o AD Leandro tem todo o suporte do Sebrae, para ampliar suas atividades." Nós estamos aqui para caminhar juntos e ajudar no que ele precisar".

A Caravana Sebrae segue hoje (26/08) com o curso Mulher Empreendedora (das 14h às 18h) e amanhã (27/08) com Marque Presença com o Marketing Digital (09h às 11h) e Organize seu Facebook para Vendas (15h às 17h).

Participam também da caravana as analistas técnicas do Sebrae, Lucicleia de Medeiros, e Maria Acione, que coordenam as atividades e dão suporte administrativo à equipe.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.