Sábado, 24 de Agosto de 2019
SAÚDE

Cardiologistas recomendam fazer exames antes de começar academia

A decisão de aderir a atividades físicas é o primeiro passo para quem busca uma vida mais saudável, mas, para isso, é necessário tomar algumas precauções



VIDA0304-1F.jpg
03/12/2016 às 17:40

Você é uma das pessoas que pretende dar início ao projeto verão e se inscreveu em academia, quer começar a praticar exercícios aeróbicos, corridas de rua ou está pensando em apostar numa nova modalidade de exercício? A decisão de aderir a atividades físicas é o primeiro passo para quem busca uma vida mais saudável, mas, para isso, é necessário tomar algumas precauções.

Antes de começar a correr, entrar de cabeça na academia ou colocar seu filho em uma escola de esportes, é recomendável consultar especialistas para realizar exames médicos, a fim de verificar o estado de saúde, condicionamento físico, além de preparar uma série de exercícios totalmente voltados para sua individualidade biológica.

Em Manaus, a clínica AC Cor Cardiologia e Exercício, que entrou no mercado no início desse ano, dispõe de uma série desses exames, e dentre eles, o exame de taxa metabólica basal ou calorimetria, ou seja, quantas calorias você gasta ao longo do dia.

De acordo com a Dra. Kelly Simone C. dos Santos, que também atende na clinica, o exame de taxa metabólica basal permite determinar uma dieta ainda mais individualizada, isto é, se a pessoa quer perder peso ela vai precisar consumir um número de calorias inferior que ela gasta, ou se deseja ganhar consome a mais. "Cada pessoa tem seu metabolismo. Avaliamos a taxa metabólica basal de acordo com o cliente. É necessário conhecer essa taxa metabólica, pois ela varia de indivíduo para indivíduo, e a partir do momento que eu conheço essa taxa, eu consigo ter uma aplicação clínica, e para o treinamento físico. Por exemplo, a pessoa quer perder peso, ou ganhar massa muscular, nós, através da taxa metabólica, medimos de forma precisa quanto que ele precisa ingerir para atingir o seu objetivo", explica.

A Dra. Ana Cláudia Prieto, também da AC Cor, explica que os exames feitos na clínica são personalizados. “Tudo começa com o diálogo. Após essa etapa, o médico irá, para cada caso, solicitar os exames necessários. O nosso objetivo principal aqui é prevenir, não só tratar, pois prevenção salva vidas, e orientar como deve ser feito o exercício físico”, afirma.

Segundo a Dra. Ana Cláudia, os exames podem indicar problemas futuros, e até impedir a execução de alguns exercícios.  "O mais importante, antes do indivíduo começar a fazer um exercício físico, mesmo que ele tenha 20 anos de idade, por exemplo, é passar por essa avaliação médica com o cardiologista, pois existem doenças que podem não estar se manifestando, mas diante do estresse físico do exercício, elas podem aparecer, como: arritmias cardíacas, doenças das válvulas do coração, insuficiências vasculares. Só uma boa avaliação é capaz de orientar se o indivíduo está apto para o exercício físico", complementa.

Para os mais “preguiçosos”, que encaram os exercícios como um fardo, a Dra. Ana Cláudia, deixa um recado. “O exercício físico não deve ser encarado como um remédio amargo que você deve tomar todos os dias. Nosso papel é tentar desmistificar e contornar essa situação. Hoje em dia existem muitos exercícios: funcionais ao ar livre, corridas de rua, natação, hidroginástica, na própria academia existem diversos exercícios. Hoje em dia tem pra todos os gostos”, explica.


Dra, vou começar um exercício, posso ir logo correndo?

"Não é bom, até porque o seu coração não está preparado, você não tem uma boa condição aeróbica pra corrida, e suas articulações não estão preparadas para aquele exercício. O bom é que você vá aumentando tanto a intensidade quanto a duração do treino de forma gradual".

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.