Caso Belota: Rodrigo Alves pode ter sofrido tentativa de estrangulamento na prisão
Advogado denuncia tortura Rodrigo Moraes Alves, acusado de matar família Belota, teria sido estrangulado em presídio; defesa quer transferência

O advogado de Rodrigo Moraes Alves, Mozarth Bessa, disse que seu cliente foi ferido no pescoço devido a uma tentativa de estrangulamento e que, após um sessão de tortura, ele chegou a desmaiar dentro da cela da área de isolamento do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no km 8 da BR -174 (Manaus -Boa Vista). Ainda segundo o advogado, por conta da ação, Rodrigo ficou com o movimento do braço esquerdo limitado.
O fato, segundo Mozarth, aconteceu entre os dias 6 e 7, durante a madrugada. Rodrigo relatou ao advogado que um grupo de detentos invadiu a cela em que ele estava e em seguida começou a sessão de tortura.
Na ocasião, o advogado contou que estava no município de Maués - a 276km de Manaus -, e ficou sabendo do episódio por meio de um telefonema do diretor do presídio.
Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), por meio do Departamento de Sistema Penitenciário (Desipe), informou que o detento do Ipat, Rodrigo Alves, sofreu apenas alguns arranhões durante uma brincadeira com outros três detentos, mas estava em bom estado de saúde.
*Leia a íntegra deste conteúdo na edição impressa do jornal A Crítica desta quinta-feira (16).