Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Notícias

Celular se transforma em 'carteira' e ameaça uso de cartões de crédito

Praticidade de realizar e receber pagamentos utilizando o smartphone vem conquistando consumidores e empreendedores em todo o mundo. Conheça as melhores soluções disponíveis



1.jpg Especialistas avaliam que modalidade de pagamento pelo celular pode tornar obsoleto uso de cartões físicos
02/11/2014 às 16:18

Sabe aquelas “maquininhas” usadas na hora do pagamento com cartões? Elas podem cair em desuso com o surgimento de leitores de cartões e aplicativos para celulares que possibilitam essas transações com mais praticidade.

Entre as ferramentas mais populares estão Apple Pay, Paypal, Bcash e PagSeguro. De acordo com o gerente de tecnologia da Amazon Print, Lucas Simão, algumas ferramentas já são consideradas “carteiras movéis”. Usuários do iPhone 6, por exemplo, não precisam, desde setembro deste ano, andar com os cartões de crédito.

Para Simão essas ferramentas são as novas tendências e só tem a crescer. São clientes e empresas protegidos. “É uma tendência crescente. Hoje, com um celular você resolve muita coisa. Inclusive, existe uma em que você basta aproximar o celular de um equipamento e o pagamento é efetuado. Hoje as pessoas buscam comodidade, praticidade e segurança”, definiu.

Como as lojas online têm obrigação de garantir aos clientes segurança na compra, logo surgiram os intermediadores de pagamento. “Esses intermediários oferecem essa segurança. De que forma? O cliente não precisa digitar seus dados sempre. Tudo isso fica registrado no sistema da ferramenta da qual a loja for parceira. Quem cuida de tudo isso são os intermediários”, disse.

Alguns “intermediários de crédito”, como estão sendo chamados, até cobram uma taxa por comercialização, mas não cobram pelo aluguel da máquina. A ferramenta oferece vantagens como realizar pagamentos e recebimentos utilizando um celular que tenha o aplicativo ou o adaptador de leitor de cartão de crédito.

A vendedora Rosilene Silveira, afirmou que desde que começou a usar o “leitor de cartões” da PagSeguro as vendas aumentaram consideravelmente. “Eu trabalho fazendo visitas às clientes. Às vezes, elas gostavam dos produtos, mas não tinham dinheiro na hora. Me falaram da possibilidade de eu ter essa ferramenta e deu certo. Facilita muito”, afirmou.

Apple Pay

Essa ferramenta é apontada como uma das grandes novidades do iPhone 6. O sistema possibilita que o usuário realize pagamentos utilizando a leitura de impressões digitais e a tecnologia de transmissão de dados de NFC, além das informações do cartão de crédito do cliente.

Para fazer os pagamentos, basta aproximar o iPhone de um equipamento específico e pronto: a transação é realizada. Quem tiver cartões como American Express, MasterCard e Visa poderá usufruir da novidade que é considerada “uma carteira móvel de verdade”, afinal os usuários não precisarão andar com os cartões de crédito.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.