Publicidade
Cotidiano
Região Norte

Central de Análises Químicas da UEA abre portas para comunidade científica do Norte

O laboratório conta, atualmente, com atuação de estudantes de Graduação e Pós-Graduação e possui equipamentos de última geração e atividades pioneiras 28/09/2016 às 10:51
Show dsc 9515
O laboratório fica na Escola Superior de Tecnologia (EST), na Zona Centro-Oeste de Manaus (Divulgação)
acritica.com

Dar suporte para a pesquisa de diversas áreas de ensino da Escola Superior de Tecnologia (EST) foi o que motivou a criação da Central de Análises Químicas (CAQ/UEA) pelos Grupos de Pesquisa “Química Aplicada a Tecnologia” (QAT) e “Grupo de Estudos Meteorológicos e Modelagem na Amazônia” (GEMMA) da UEA.

O laboratório conta, atualmente, com atuação de estudantes de Graduação e Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado desenvolvendo pesquisas nas áreas de Química, Engenharia Química e Meteorologia. O laboratório possui ainda equipamentos de última geração e atividades pioneiras em análises químicas desenvolvidas na região Norte.

De acordo com o coordenador da CAQ/UEA, Prof. Dr. Sergio Duvoisin Junior, o laboratório tem potencial para atender as mais diversas áreas do conhecimento das ciências da terra e engenharias. Além disso, a intenção do grupo de pesquisadores é também oferecer cursos para a formação de mão de obra especializada sobre as técnicas de média e elevada complexidade a disposição no laboratório C32 da EST.

“O laboratório está oferecendo à comunidade acadêmica equipamentos de média e alta complexidade. Sendo que, por conta destes equipamentos, estamos trabalhando com professores parceiros de instituições como Harvard University, California University, North Caroline University, INPE entre outras, sendo que estes profissionais vem ministrando cursos para pesquisadores da UEA e público externo. Estes cursos são desde a formação básica no uso destes equipamentos até a resolução de problemas pontuais específicos para as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM)”, disse o professor.

Ainda de acordo com o professor, o laboratório está preparado para atender a demanda analítica dos cursos existentes nas unidades da UEA. “Queremos dar cursos de maneira acessível para alunos e professores no nosso laboratório, incluindo todas as engenharias e cursos na área das exatas. Esse é um laboratório recente e com muitos equipamentos. Nós podemos realizar tanto a parte de análises químicas, como a capacitação de pessoal na área de química analítica. Neste laboratório também temos técnicas novas para oferecer para o público”, afirmou.

“A ideia, desde sua concepção, foi a de construir um laboratório multiusuário”. “Esse laboratório pretende atender a todos os grupos de pesquisa, e a ideia é conseguir oferecer serviços para as empresas da região de Manaus de tal maneira que elas possam investir em material para a manutenção do laboratório”, acrescentou. O coordenador destacou ainda os investimentos em equipamentos giram em torno de R$ 9 milhões oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), UEA e CNPQ.

 “São equipamentos que ainda não estavam à disposição de pesquisadores e empresas no Amazonas, sendo que hoje um número grande de técnicas espectroscópicas e cromatográficas estão a disposição. É um laboratório que está aberto à comunidade científica não só da UEA, mas de Instituições parceiras, como UFAM, IFAM e INPA. O objetivo é também fazer parcerias com empresas, sobretudo as do Polo Industrial de Manaus para trazer recursos e projetos para a Universidade”, afirmou Sergio Duvoisin Junior.

Ao todo, o laboratório tem em torno de 70 integrantes, entre alunos de Iniciação Científica, Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado. “Temos parceria com cursos de Pós Graduação da UEA, UFAM, INPE, INPA, Harvard University, North Caroline University e outras instituições de ensino e pesquisa. Queremos incentivar ainda a participação de nossos pesquisadores em publicações conjuntamente com pesquisadores de outros grupos”, concluiu.

O laboratório está em funcionamento na UEA desde dezembro do ano passado, e os equipamentos à disposição poderão ser vistos na página da CAQ/UEA: https://sites.google.com/a/uea.edu.br/grupo-de-pesquisa-quimica-aplicada-a-tecnologia/

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade