Domingo, 13 de Outubro de 2019
Notícias

Central de Telemedicina da Susam já laudou 4 mil exames de mamografias em todo AM

A informação foi dada pelo secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, que destaca o número como um importante resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas, com o objetivo ampliar o acesso das mulheres que moram fora da capital a este serviço



1.jpg Fundação do Coração Francisca Mendes, está fechando o mês de outubro com a marca de 18 procedimentos realizados
04/02/2015 às 17:50

A Central de Telemedicina instalada na Fundação do Coração Francisca Mendes, em Manaus, atingiu a marca de 4 mil mamografias laudadas, a partir de exames realizados em municípios do interior do Estado. A informação foi dada pelo secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, que destaca o número como um importante resultado dos investimentos realizados com o objetivo ampliar o acesso das mulheres que moram fora da capital a este serviço. Nesta quinta-feira (5), comemora-se o Dia Nacional da Mamografia.

O governador José Melo tem destacado que o compromisso do Governo é continuar investindo para dotar o interior do Estado de infraestrutura que exija, cada vez menos, o deslocamento das pessoas para a capital para acesso aos serviços de saúde. “Nossa determinação é avançar com este programa dos mamógrafos, que é bastante simbólico deste nosso esforço”, disse o governador.

No ano passado, o Governo concluiu um cronograma de investimentos que garantiu a aquisição de mamógrafos para entrega a cada um dos 61 municípios do interior do Estado. O valor investido, também inclui a aquisição de implantação do sistema de digitalização que permite aos hospitais do interior enviar os exames para análise na Central de Laudos do Hospital Francisca Mendes. De acordo com Alecrim, dos 61 municípios, 42 já concluíram a fase de instalação dos mamógrafos e 32 já estão enviando as imagens para a Central de Laudos.

“Este é um programa importantíssimo. Implantar mamógrafos no interior do Estado é um processo complexo, que exigiu ousadia do Governo do Estado. É necessário dotar os hospitais de salas especiais, baritadas, e também de pessoal treinado. É necessário, além disso, instalar e fazer funcionar o sistema de digitalização, que conecta a unidade de saúde com a central do Francisca Mendes, em Manaus, onde uma equipe de especialistas faz a leitura das imagens e emite o laudo, que é devolvido ao médico do município”, frisou Alecrim.

Capital – De janeiro a novembro do ano passado – os dados de dezembro/2014 e de janeiro deste ano ainda estão sendo consolidados - foram realizadas na rede pública e serviços conveniados ao SUS, da capital, mais de 49 mil exames de mamografia. O secretário-adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner William de Souza, destaca que, atualmente, entre as unidades da rede estadual e serviços contratados e a rede municipal, há 18 serviços de mamografia disponíveis. “Pelos parâmetros do Ministério da Saúde, teríamos de ter entre 7 e 8 serviços funcionando, já que é preconizado um aparelho de mamografia por cada 240 mil/habitantes. Estamos com 18 serviços habilitados, o que nas permite ter uma oferta muito satisfatória, ultrapassando em mais de 50% a meta anual de exames realizados”, disse Wagner Souza.

Na rede estadual, o exame está disponível no Instituto da Mulher Dona Lindu, Fundação Cecon e Fundação Francisca Mendes e em seis serviços da rede particular conveniada ao SUS. Na rede municipal é ofertado nas Unidades de Saúde Sálvio Belota e Alfredo Campos e nas Policlínicas Djalma Batista, Antonio Reis e Comte Teles. Além disso, a Prefeitura de Manaus dispõe do serviço em quatro unidades móveis de saúde, explicou o secretário-adjunto. “O acesso ao exame é feito por meio do Sistema de Regulação, o Sisreg, mediante encaminhamento médico. A exceção são as unidades móveis da Prefeitura, que dispõem de uma agenda própria, conforme a programação de atendimento itinerante”, acrescentou Wagner. 

*Com informações da assessoria de comunicação.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.