Quinta-feira, 06 de Maio de 2021
Terapias alternativas

Centro terapêutico de Manaus oferece curso de Reiki para crianças

As inscrições estão abertas e podem ser feita pelo Whatsapp



860db33a-2ac1-486e-8f53-8bb5499a05dc_68024216-3658-4234-8C08-00B3FFACFAAB.jpg Foto: Divulgação
02/12/2020 às 07:48

O uso de terapias alternativas no combate à doenças físicas e emocionais tem crescido nos últimos anos. Segundo dados recentes do Ministério da Saúde (MS), cerca de seis milhões de brasileiros buscam práticas integrativas e complementares (PICs), como acupuntura, aromaterapia, homeopatia, meditação, yoga e reiki, no intuito de amenizar doenças como estresse, ansiedade, depressão e outros transtornos.

Entre as muitas técnicas terapêuticas procuradas, o reiki tem sido a escolha de muitos amazonenses durante esta pandemia. O que poucos sabem, é que a terapia de origem japonesa, também pode ser ensinada e aplicada em crianças a partir de seis anos.



Segundo o terapeuta Dan Holanda, que está na frente do Espaço Prema Manaus, a concepção de um curso voltado exclusivamente para crianças surgiu após perceber o feedback do seus alunos. Além disso, o mestre em Reiki Tradicional e Tibetano afirma que as crianças são mais propícias à prática.

“Mais de 1.500 alunos já passaram pelas minhas turmas de Reiki e puderam comprovar os benefícios que a técnica trouxe para suas vidas. Muitos desses alunos são pais e mães e as crianças (que possuem, naturalmente, um canal mais aberto com o mundo energético) passaram a se sentir atraídas pela energia Reiki. Assim surgiu as turmas exclusivas para crianças. Essas turmas tem como objetivo despertar essa energia e autocuidado nas crianças”, afirmou o terapeuta.

Benefícios

Assim como em adultos, o reiki também contribui para o equilíbrio energético e emocional das crianças que realizam as terapias.

“Os benefícios são muitos, a técnica proporciona o bem-estar, relaxamento, auxilia a criança a despertar o senso de responsabilidade emocional consigo e com o próximo, promove o sentimento de coletividade e consciência ambiental, também ajuda a combater medos e traumas, auxiliando no processo de liberação de emoções que consequentemente a tornará um adulto capaz de identificar seus problemas emocionais para assim resolvê-los”, afirmou Juliana Roza.

A cirurgiã-dentista Mara Isis Messa, mãe dos gêmeos de 11 anos, Gustavo e Gabriel, conta que o reiki possibilitou uma grande mudança na sua vida. E que, após os filhos participarem da primeira turma de reiki para crianças, já consegue perceber algumas mudanças no comportamento dos gêmeos que sofrem de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

“O que me motivou foi dar um presente de Dia das Crianças diferente de tudo o que eles já tinham ganhado. Eu queria que eles tivessem o contato com a terapia para ver se ajudava no tratamento de TDAH. Eu procuro usar de métodos alternativos que não sejam medicamentos alopáticos. Ajudar eles a conhecerem a  técnica e também despertar desde cedo para que eles sejam pessoas com um domínio no equilíbrio. Me emocionei muito na sintonização, pois tive a oportunidade de sintonizar um deles como mestra. Os dois ficaram extremamente concentrados de uma maneira que eu nunca havia visto na vida. Eu sou muito grata por essas técnicas que tem me ajudado bastante, principalmente para o meu equilíbrio para poder lidar com eles”, comentou Mara.

O curso

Ministrado pela terapeuta Juliana Roza, as atividades do curso buscam ensinar a filosofia reikiana à criança, desenvolvendo técnicas de meditação de fácil entendimento.

“As atividades sao desenvolvidas de forma lúdica, interativas de forma facilitada, desde desenhos a meditações guiadas. Cada atividade complementará a atividade anterior para garantir que a criança assimile o conteúdo, para isso também contamos com mestres auxiliares que acompanham as crianças para que aprendam de maneira eficaz as técnicas básicas, no curso também disponibilizamos materiais para que as crianças levem para casa e continuem as suas práticas diariamente, sempre contando com o acompanhamento a distância”, detalhou a terapeuta.

A próxima turma de reiki para crianças acontece neste sábado (5), das 9h às 13h, no Espaço Prema Manaus, localizado na Rua dos Cravos, 239, conjunto Tiradentes, próximo a Igreja Santa Bárbara. O valor do curso é de R$ 152. As inscrições podem ser realizadas pelo Whatsapp (92) 98113-5379.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em maio de 2006, a terapia, que está inserida no Sistema Único de Saúde (SUS), consiste em um método de transmissão de energia vital por meio da imposição das mãos do terapeuta, o reikiano, sobre o paciente, não havendo a necessidade de toque. No Amazonas, ainda está em fase de implementação em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.