Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019
Notícias

Cetam abre 180 mil vagas para cursos na capital e no interior do Amazonas

Desse total, 108 mil serão para os municípios do interior do Estado e 72 mil para candidatos que moram em Manaus



1.jpg Iranduba será um dos municípios atendidos pelo projeto do Cetam neste ano
10/04/2013 às 06:50

Até dezembro deste ano, o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), do Governo do Estado, vai abrir 180 mil vagas para cursos na capital e no interior. Desse total, 108 mil serão destinadas aos 61 municípios do interior e 72 mil serão abertas em Manaus. 

Até maio, a previsão do órgão é disponibilizar vagas em cursos técnicos e profissionalizantes em 43 municípios. Segundo a diretora-presidente do Cetam, Joésia Pacheco, nos últimos dois meses 23 cidades já ofertaram vagas. O objetivo, de acordo com ela, é ampliar o projeto “Oportunidade & Renda” no interior do Estado, oferecendo mais alternativas de qualificação e de geração de emprego e renda.



“A determinação do governador Omar Aziz é para que possamos aumentar as chances de empregabilidade para os trabalhadores e também para que as pessoas possam aumentar a renda familiar através do trabalho autônomo”, destacou Joésia.

Em Manaus, das 72 mil vagas previstas para este ano, 25 mil foram abertas até o final de março e as aulas iniciam no dia 15 de abril.

O objetivo do projeto “Oportunidade & Renda”, implantado no ano passado, é fomentar a criação de novos postos e geração de renda a partir da qualificação para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo. Os alunos que concluem os cursos focados no mercado profissional são encaminhados à Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) para que possam, por meio do Sistema Nacional de Empregos (Sine-AM), concorrer às vagas existentes no mercado local.

Já os alunos que passam por qualificação para o empreendedorismo são direcionados à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para que sejam atendidos em linha de financiamento específica do projeto para abertura ou incremento de um negócio.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.