Quinta-feira, 20 de Junho de 2019
ALTA CONCORRÊNCIA

Em Manaus, Cetam abre mais de 4 mil vagas para cursos e turmas se esgotam em 1h

Cursos são voltados para áreas de qualificação e informática e interessados reclamaram do período curto para inscrição. Candidatos com registros efetivados devem entregar documentos nos dias 18 e 19 de agosto



cetam.jpg Cursos de qualificação e informática tiveram vagas preenchidas em menos de 1h (Foto: Winnetou Almeida)
12/08/2016 às 15:25

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) abriu 4.931 vagas para cursos gratuitos em sete Centros de Convivência da Família da capital. Apesar do número expressivo, as vagas se esgotaram em menos de 1h, conforme informou o diretor de relações institucionais do Cetam, Leonardo Monteiro. Nas redes sociais, muitos candidatos reclamaram por não terem conseguido uma oportunidade.

Segundo o Cetam, o início das inscrições aconteceu por volta das 8h desta quinta-feira (12) pelo site. Os cursos são voltados para qualificação e informática, entre eles corte e costura de malharia, artesanato com pintura em tecido, modelagem do vestuário, tranças e penteados, corte e escova de cabelos, assistente administrativo, língua brasileira de sinais, informática básica, entre outros.

Por volta de 9h, todos os cursos estavam com as vagas preenchidas no site do Cetam. Alguns interessados, como o autônomo Ronison Souza, que desejava se preparar para o mercado no curso de auxiliar administrativo, ficou frustrado pela concorrência. “Liguei meu computador 6h e fiquei acompanhado o sistema. Quando deu 8h não consegui fazer a inscrição. Não acredito que a tecnologia de Manaus seja tão ruim a ponto da plataforma não suportar”, disse ele.

Na página do Cetam, diversas pessoas reclamaram do processo de inscrição. “Só abrem as inscrições pela Internet só pra dizer que teve, porque ninguém nunca consegue se inscrever e quando site volta a funcionar todas as vagas já encerraram.. Incrível! Ponham os ‘peixes’ de vocês pra se inscrever como a gente”, disse a internauta Karliny Lima.

De acordo com o diretor de relações institucionais do Cetam, Leonardo Monteiro, o site permaneceu estável durante todo o processo de inscrição. Ele afirma que a reclamação de muitos interessados pelo encerramento rápido das vagas pode ter relação com a alta demanda das regiões onde foram oferecidos os cursos.

“São sete centros muito bem localizados. Eles atendem um público de classe C, D e E. Então o pessoal que está ali no Santo Antônio, Magdalena Arce Daou e Cidade Nova, por exemplo, estão em pontos estratégicos, onde é normal que a demanda seja muito grande”, disse ele.

O diretor destaca que alguns cursos estão entre os mais procurados. “Cursos na área de embelezamento como cabeleireiro, barbeiro, manicure, unhas artísticas, tem uma popularidade grande. Hoje um barbeiro obtém renda fácil pois pode abrir uma barbearia na sua garagem e ganhar um dinheiro extra. Esse público tem a percepção disso e corre atrás”, disse.

Documentação

Os candidatos que tiverem suas inscrições efetivadas deverão entregar a documentação necessária nos dias 18 e 19 de agosto, diretamente no Centro de Convivência escolhido. As aulas iniciam no dia 29 de agosto.

Receba Novidades


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.