Publicidade
Cotidiano
Notícias

Cetam festeja 10 anos de oferta profissional no Amazonas

Centro, criado pelo Governo do Estado em 2003 para abastecer o mercado com profissionais da área técnica, formou 14 mil profissionais em uma década 19/07/2013 às 08:48
Show 1
Os cursos mais procurados estão ligados a informática e inclusão digital, tanto em nível básico quanto avançado
acritica.com ---

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) completa 10 anos de oferta de cursos técnicos, de qualificação profissional e de informática. Nesta trajetória, aproximadamente 670 mil pessoas tiveram a oportunidade de profissionalizar-se em cursos gratuitos ofertados em Manaus e em todos os municípios do interior.

Criado pelo Governo do Estado em 2003, o Cetam é atua em todos os 62 municípios amazonenses, com a oferta de vários cursos alinhados às demandas locais e à vocação econômica de cada região.

O objetivo do Cetam é preparar profissionais para o mercado de trabalho, criando novas oportunidades de geração de renda e de ocupação para as pessoas. A meta é contribuir  para o alcance das metas estabelecidas no plano macroestratégico do governo estadual voltado ao desenvolvimento do interior.

Capital

Em Manaus, a instituição possui três unidades próprias de ensino e mais três unidades no interior, localizadas em Itacoatiara, Tabatinga e Tefé. Nos demais municípios, atua em parceria com as prefeituras municipais, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Secretaria de Assistência Social (Seas) e com o Exército Brasileiro, que disponibilizam infraestrutura física e equipamentos, para que o Cetam oferecer  cursos nos rincões mais distantes da capital.

Para o governador Omar Aziz, a determinação do Governo do Estado em ampliar as oportunidades de educação profissional garantirá o futuro de jovens e adultos que fazem um curso profissionalizante. “Entendo que é necessário formar e qualificar profissionalmente jovens, adultos e, principalmente as mulheres. Neste sentido, aumentamos a oferta do número de vagas dos cursos de formação e de qualificação profissional na capital e nos municípios do interior do estado, por meio do lançamento do projeto Oportunidade & Renda”, afirmou. Além dos cursos, o projeto prevê o encaminhamento do participante a uma vaga de emprego, via Setrab, ou ao acesso a uma linha de financiamento para início do próprio negócio, via Afeam.

Formação, qualidade e festejos

Para a diretora-presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Joésia Pacheco, durante a trajetória destes 10 anos, o Governo do Estado conseguiu criar oportunidades de melhoria da qualidade de vida para inúmeras pessoas que passaram por uma qualificação profissional e puderam transformar seus sonhos em realidade.

“Nesse tempo todo o Governo do Estado tem atendido à demanda crescente de educação profissional em todos os setores da economia, contribuindo para a melhoria de vida das pessoas e para o desenvolvimento dos municípios. O Cetam continuará presente na trajetória das pessoas”, conclui a diretora.

Para celebrar uma década de atividades, a direção promove, de domingo a sexta-feira da semana que vem, a “Semana Comemorativa dos 10 anos do Cetam”, com uma programação que começa com uma corrida, na Vila Olímpica, que já conta com 2 mil participantes inscritos.

Publicidade
Publicidade