Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020
RETORNO GRADUAL

Cetam recepciona alunos na volta às aulas nos Centros de Convivência da Família

Seis CECFs recepcionaram hoje mais de 1,7 mil alunos de cursos de qualificação profissional ofertados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas



FOTO_Cleudilon_Passarinho__1__BC33624E-9E7B-43F0-B77A-CA8B353DF81A.jpg Foto: Divulgação
10/08/2020 às 12:50

Seis Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) recepcionaram hoje (10/08) mais de 1,7 mil alunos de cursos de qualificação profissional ofertados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A retomada das atividades presenciais está ocorrendo de forma segura e gradual para evitar que casos de Covid-19 voltem a ser registrados.

Nesta Etapa 1 de retorno às aulas, todos os protocolos de proteção e prevenção à doença estão sendo seguidos. Servidores, instrutores e alunos deverão usar máscaras e higienizar as mãos com água, sabão e álcool em gel antes de entrar em sala de aula.



Solange Mesquita, coordenadora pedagógica da unidade do Cetam que funciona no CECF Maria de Miranda Leão, bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, explicou que algumas turmas tiveram que ser divididas e terão aulas em dias alternados para evitar aglomeração. “Estamos obedecendo às normas de higiene e distanciamento.”

As aulas da maioria dos cursos haviam iniciado pouco antes da incidência de casos de coronavírus na capital e interior do estado, em março, e precisaram ficar suspensas por mais de quatro meses devido à pandemia. As inscrições on-line para mais de 6 mil vagas, em 79 diferentes cursos, ocorreram no dia 11 de março deste ano.

Expectativa

O aluno Jonas Piter Ventura, 33, inscrito no curso de Almoxarife no CECF Maria de Miranda Leão, falou de sua ansiedade para retomar os estudos. “Estou desempregado e venho me dedicando a fazer cursos de qualificação profissional na tentativa de conseguir uma colocação no mercado de trabalho”, explicou.

Maria Emília Oliveira, 35, aluna do curso de Depilação, revelou sua felicidade por ter começado a estudar. “Estava na lista de espera e fui chamada. Nem acreditei quando recebi a ligação da equipe do Cetam”, contou, ressaltando que tudo o que aprender no curso irá colocar em prática no salão onde trabalha, no Dom Pedro. “Atuo como manicure, profissão que aprendi no Cetam.”

Os CECFs cujas aulas iniciaram nesta segunda-feira (10/08), nos turnos da manhã, tarde e noite, são: Padre Pedro Vignola (bairro Cidade Nova); Teonízia Lobo (Amazonino Mendes); André Araújo (Raiz): 31 de Março (Japiim); Magdalena Arce Daou (Santo Antônio); e Maria de Miranda Leão (Alvorada).

A data de retorno das atividades no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) de Aparecida e no Centro Cultural Aníbal Beça ainda está em aberto. O início da Etapa II, com a retomada de mais cursos, ainda será definido.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.