Publicidade
Cotidiano
Notícias

Checar a bateria do carro pode evitar dores de cabeça

É possível aumentar a vida útil da peça com certos hábitos e checagens 31/08/2013 às 09:45
Show 1
O sinal de que há algo errado na bateria vem com a dificuldade na partida
jornal a crítica ---

A pressa cotidiana pode custar mais tempo (e dinheiro) do que se imagina. A partir de checagens visuais periódicas e alguns hábitos simples é possível evitar uma das dores de cabeça mais comuns - a descarga inesperada da bateria.

Com o objetivo de fornecer a energia necessária para a partida do motor, além de alimentar o sistema elétrico quando este não está funcionando, a bateria é essencial. Geralmente, o sinal de que há algo errado vem com a dificuldade na partida no veículo e luzes fracas. Nesse momento, não há saída senão procurar o mecânico mais próximo. Mas isso pode ter evitado se alguns exames visuais forem feitos.

“As modernas baterias possuem um mostrador situado na parte de cima. Se este estiver verde, é sinal de que ela está carregada. Sem cor significa que ela está sem carga e precisa ser substituida. Outro ponto a ser observado é o acúmulo de zinabre (incrustação branca que aparece no pólo), que indica que a distribuição de energia não está acontecendo de forma correta, comprometendo todos os sistemas elétricos do carro. Neste caso, é só jogar água quente sobre o pólo e o zinabre sairá”, explica Arnoldo Oliveira, proprietário da franquia do Centro Automotivo Porto Seguro em Manaus.

Ele ensina ainda que as baterias de primeira linha (produzidas com metais mais nobres) têm vida útil média de dois anos. As de segunda linha, possuem um tempo menor, mas revisões periodicas podem otimizar a vida útil e este tempo passa a ser relativo.

Dicas

Dê partidas curtas entre 5 a 7 segundos;

Não deixe luzes ou qualquer equipamento ligado muito tempo quando o motor estiver desligado;

Evite ligar e desligar o motor em intervalos inferiores a 20 minutos. Em tempo menor que este, a bateria não tem capacidade de se recompor totalmente;

Ao instalar acessórios elétricos, procure se certificar de que a bateria é compatível com a nova demanda por energia;

Finalmente, faça revisões periódicas no sistema elétrico do veículo. As oficinas especializadas possuem equipamentos adequados para tal.

Serviço

O que: Centro Automotivo Porto Seguro - Manaus

Onde: Av. Mário Ypiranga, nº 1906 - Adrianópolis

Horário: De segunda a sexta (de 8h15 às 17h30) e sábado (8h à 12h)

Info: 2129-5200 / 3342-2081

Publicidade
Publicidade