Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Cotidiano, Clima, Tempo, INPE, Chuvas, CPTEC

Chuva que atinge o país desde o início do mês deve continuar em vários estados

Segundo o Centro de Previsão do Tempo de Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), a situação em todo o país é típica do verão e é neste período que ocorrem os maiores volumes de chuvas



1.gif Região Norte e parte do Centro-Oeste e do Sudeste tiveram teve volume de chuva mais significativo devido à influência da zona de convergência do Atlântico Sul
17/01/2013 às 13:27

A chuva que começou no início deste mês atingiu quase todo o país. Nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, Minas Gerais, do Espírito Santo e Tocantins e no Distrito Federal, choveu mais do que o esperado para todo o mês.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo de Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), a situação em todo o país é típica do verão e é neste período que ocorrem os maiores volumes de chuvas.

“Em boa parte do país tivemos alguns volumes mais significativos, como na Região Norte e em parte do Centro-Oeste e do Sudeste devido à influência da zona de convergência do Atlântico Sul”, informou o meteorologista Fábio Pinto da Rocha. No Ceará, Maranhão, em Mato Grosso do Sul e no norte do Amazonas, choveu abaixo da média.

Em Goiás, no Pará e no Tocantis, há previsão de chuva com volume mais significativo a partir desta semana.

“A chuva deve se concentrar, a partir de hoje, um pouco mais forte no interior da Região Nordeste, praticamente em todo o estado da Bahia e ainda no norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Mas não está descartada a possibilidade de chuva eventualmente na forma de pancadas e (com) trovoadas em alguns pontos da Região Sudeste,"

Fábio Rocha informou que em São Paulo os volumes de chuva foram considerados “pouco acima da média no norte, leste e litoral". Segundo ele, a previsão é que o tempo melhore nos próximos dias, com possibilidades de chuva localizada no norte e nordeste do estado, mas no final de semana ainda podem ocorrer pancadas especialmente na faixa leste.

No Distrito Federal, choveu mais do que o esperado para todo mês de janeiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) choveu até hoje (17) 309,9 milímetros (mm) e o esperado para o mês seriam 247,8 mm. A previsão para os próximos dia é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.