Publicidade
Cotidiano
Notícias

Chuvas abaixo da média até janeiro de 2016 no Amazonas

A previsão climática indica chuvas abaixo da média para o trimestre novembro/dezembro-2015 e janeiro/2016, devido à atuação do fenômeno climático El Niño, que diminui as chuvas na região amazônica  04/11/2015 às 20:52
Show 1
Dias chuvosos na estação de transição serão mais escassos
Rafael Seixas* Manaus (AM)

Apesar de fortes chuvas estarem atingindo Manaus nos últimos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dias chuvosos serão mais escassos no período que tradicionalmente é marcado pelas chuvas no Estado.

De acordo com o órgão, o fenômeno climático El Niño ainda é o motivador dessa escassez. Ele surge do aquecimento anômalo das águas superficiais e sub-superficiais na região Equatorial do Oceano Pacífico, causando uma modificação da circulação dos ventos, dificultando a formação de nuvens em grande parte da região amazônica.

“Neste período é normal termos dias quentes e secos, comuns ao período de seca, ou chuvosos, comuns à estação chuvosa. Porém, este ano, dias chuvosos na estação de transição serão mais escassos, já que a previsão climática indica chuvas abaixo da média para o trimestre novembro/dezembro-2015 e janeiro/2016, devido à atuação do fenômeno climático El Niño, que diminui as chuvas na região”, declarou Gustavo Ribeiro, meteorologista Inmet, complementando que, na região de Manaus, os meses de outubro e novembro são considerados meses de transição entre o período seco (ou menos chuvoso) e o período chuvoso.

Nível das águas do Negro

Para se ter uma ideia da escassez de chuva este ano no Estado, conforme o chefe do Serviço Hidrológico do Porto de Manaus, Valderino Pereira, nesta quarta-feira (4) o nível das águas do Rio Negro é de 16,25 metros. No mesmo dia, em 2014, a marca era de 19,98 metros.

“A vazante deste ano foi de 19,90 metros. Ano passado, ela foi de 15,92 metros. A diferença é grande”, acrescentou Pereira. A seca deste ano foi causa direta do El Niño que atingiu várias regiões do Amazonas.

Próximos dias serão chuvosos

Embora os dias chuvosos sejam mais escassos por conta do fenômeno, a probabilidade de chover de quinta-feira (5) a terça-feira (10) é de 80%. Apenas no domingo (8), a probabilidade diminui para 30%. As informações constam no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

*Colaborou: Thaíse Rocha, da TV A Crítica

Publicidade
Publicidade