Quarta-feira, 05 de Maio de 2021
Fortes chuvas

Chuvas continuarão fortes durante o mês de abril em Manaus

Em março, choveu mais que o dobro do que esperado para o período



show_junio_matos_9420A73A-D364-4838-A2DF-9DEF2CFA536D.jpeg Foto: Junio Matos
01/04/2021 às 10:25

No mês de março choveu o dobro do normal, em Manaus, foi o que observou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para se ter noção, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) registrou, entre 29 e 31 de março, choveu 109 milímetros até o presente momento. Para abril, os meteorologistas esperam que seja igualmente chuvoso com a expectativa de chover acima de 400 milímetros.

“Durante o mês de março é normal chover entre 150 e 320 mm de chuva. Mas no mês passado choveu praticamente o dobro do limite máximo normal que foi 588,8 mm. Esta marca foi superada apenas pelo mês de março de 1968, quando fora registrado 632,8 mm”, explicou o meteorologista do Inmet, Flávio Natal.



 O que acontece, segundo especialistas, é que a região amazônica está sob influência do fenômeno La Niña desde o final do ano passado. Esta condição influencia a circulação da atmosfera em diversas áreas do globo, aumentando ou inibindo a formação de nuvens e, por consequência, incrementa ou reduz as chuvas.

“Foi muito acima da média, mas as chuvas acima do normal estavam prevista devido a presença do La Niña. Talvez o volume de chuva de quase 600 mm tenha extrapolado a previsão, mas faz parte de nossas incertezas”, complementou ainda.

Natal também explica que é normal a atuação de ventos durante tempestades, não havendo anomalias nesse sentido. “Os ventos durante as tempestades se apresentam, via de regra, com intensidade bastante superior a media e, assim sendo, apresentaram intensidades características típicas dos eventos ocorridos”, destacou. “Ventos fortes sempre poderão ocorrer quando da presença de nuvens de grande elevação vertical e fazem parte do sistema como um todo. Não há como evitar”.

Previsão para abril

O Sipam afirma que são esperadas para abril o volume de 234 a 338 milímetros de chuva em Manaus. De acordo com Flávio Natal, espera-se que ocorram chuvas intensas nos primeiros sete dias deste mês.

“Espera-se que o mês de abril seja igualmente muito chuvoso e poderá chover acima de 400 mm, pelo menos. Os modelos indicam chuvas intensas até pelo menos meados de abril, podendo ainda se prolongar um pouco mais, mas isto saberemos apenas com as novas previsões de 7 e 15 dias”, finalizou.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.