Sábado, 19 de Junho de 2021
Tecnologia e Inovação

Claro anuncia implementação da rede 5G em Manaus

A empresa já oferece o 5G DSS no país desde julho nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e, agora, leva a tecnologia a outras 11 cidades, além de Manaus



claro-5g-lancamento_F4947B79-E6DD-4E60-9631-B8373457AFBA.jpg Foto: Divulgação
04/11/2020 às 16:19

Nesta quarta-feira (4), a Claro revelou a proposta de expansão da quinta geração de internet móvel no território brasileiro até o fim deste ano. A empresa já oferece o 5G DSS no país desde julho nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e, agora, leva a tecnologia a outras 12 novas cidades do país.

A rede 5G DSS da Claro promete revolucionar o acesso à tecnologia no Brasil, tornando-a muito mais rápida e eficiente. A empresa é a primeira do ramo a anunciar a novidade presente em países de primeiro mundo no Brasil. A rede utiliza as mesmas frequências e torres de transmissão que já estão implantadas para a rede 4G. “É o início de uma grande jornada, conforme temos novas frequências e novas torres, cada vez mais o 5G vai ter esse caráter transformador que nós queremos”, conta Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro.



A nova tecnologia que gera interesse em todas as empresas do setor será importante não só para downloads mais rápidos, mas também para nos possibilitar um futuro em que muitos dispositivos estarão permanentemente conectados à rede, entre drones e carros autônomos, além de ser revolucionária para o ramo de jogos eletrônicos.

Tecnologia limitada

A nova rede de dados da empresa estará disponível para qualquer assinante do pacote de dados móveis, entretanto não são todos os dispositivos que serão capazes de transmitir essa tecnologia. Apenas três aparelhos são compatíveis com a rede 5G DSS da Claro no Brasil: Moto G 5G Plus, Samsung Galaxy Note 20 e Motorola Edge. O Iphone 12 também deverá receber a tecnologia em seu lançamento.

A escolha da empresa por essas 12 novas cidades se traduz graças ao grande tráfego de usuários dessas região. “A gente começou a ver outras regiões do Brasil que tinham esse perfil de uma alta densidade de tráfego. Pra tentar otimizar esse espaço, escolhemos essas cidades para contemplar o movimento das cinco regiões”, diz Fábio Maeda, diretor de produtos da empresa.

Cidades contempladas

Além das capitais São Paulo e Rio de Janeiro, outras 12 cidades foram escolhidas para a expansão da nova tecnologia no Brasil, são elas:

● Santo André

● São Bernardo

● São Caetano

● Guarulhos

● Campinas

● Santos

● Brasília

● Goiânia

● Manaus

● Belém

● São Luís

● Porto Alegre

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) fará um leilão da rede 5G DSS no Brasil em 2021 para estudar o interesse de outras empresas de telecomunicações na nova tecnologia do mercado. Essa iniciativa promoverá ainda mais a rede por todo o país.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.