Terça-feira, 18 de Junho de 2019
Notícias

Coca-Cola lança suco de açaí com banana

A empresa lançou esse produto, que chegará ao mercado ainda este mês, resultado de parceria com o governo



1.jpg Coca-Cola lançou o produto, que chegará ao mercado ainda este mês, resultado de parceria com o governo
18/09/2013 às 07:37

Chega ainda este mês ao comércio local o mais novo lançamento da Coca-Cola: o Del Valle Reserva Açaí+Banana. A novidade faz parte de um projeto inovador para desenvolver a cadeia de valor do açaí produzido em comunidades extrativistas do Amazonas. Serão produzidas inicialmente 300 toneladas do açaí, o que representa aproximadamente R$ 1,9 milhões, mas a expectativa é que a produção possa chegar até 6 mil toneladas.

Em conjunto com o novo produto, foi criado o projeto Coletivo Floresta, que vai trabalhar junto aos extratores do açaí em ações geradoras de renda, com foco no bem-estar social e cultural da comunidade, e na conservação da biodiversidade da floresta amazônica.

“Há muitos anos se fala que o açaí é um produto rentável e, agora, isso está comprovado. É possível, sim, fazer com que o Estado tenha alternativas econômicas, além do Polo Industrial”, destacou o governador Omar Aziz.

Agroindústrias
Três agroindústrias amazonenses foram contratadas pela Coca-Cola para fornecer a polpa do fruto: a Infrutas, localizada no bairro Santa Etelvina, em Manaus; a Agroindústria de Manacapuru (a 68 quilômetros da capital); e a Açaí-Tupã, que fica no município de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus).

As empresas de Manaus e Carauari foram abertas com apoio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), com recursos que somam R$ 12,4 milhões.princípiosUm termo de cooperação foi firmado entre o Governo do Estado e a Coca-Cola, assentado em dez princípios que vão reger o relacionamento com as comunidades extratoras, com o objetivo de preservar a cultura e o meio ambiente, e contribuir para seu desenvolvimento sustentável.

O termo foi endossado por 16 instituições empresariais e não-governamentais, entre elas, a agência de implementação da cooperação alemã para o desenvolvimento, a Deutsche Gessellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

De acordo com o presidente da Coca-Cola Brasdil, Xiemar Zarazúa, levar o açaí para o varejo nacional, aliando o extrativismo do fruto , é uma conquista para a marca. “No primeiro ano, a expectativa é impactar diretamente 600 famílias extrativistas e, indiretamente, 1.200, em cerca de 50 comunidades”, informou o executivo.

Segundo Antonio Silva, presidente Fieam, há algum tempo a Coca-Cola vem estudando a viabilidade de utilizar frutos amazônicos, como o açaí e até mesmo o cupuaçu, na composição de suas bebidas. “Acredito que iremos ter em breve lançamentos similares a este, desde que possamos ter a produção da matéria-prima em escala para ser industrializado”, observa.

P&D
O suco Del Valle Reserva Açaí+Banana foi desenvolvido no laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Coca-Cola, no Rio de Janeiro, responsável pelo desenvolvimento de novas bebidas para toda a América Latina. É um dos cinco centros de pesquisa avançada da empresa em todo o mundo. Os outros estão na Bélgica, Japão, China e Estados Unidos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.