Sábado, 18 de Setembro de 2021
INTERNACIONAL

Colômbia legaliza exportação de cannabis e impulsiona indústria

A decisão do país também permite a expansão das vendas de medicamentos à base de cannabis, a maconha



PQTY6Y5ZSZMXZDUDXDOH4XJPTI_7AF63C07-E2C1-4195-83D9-37C86A878A7C.jpg Foto: Divulgação
25/07/2021 às 16:54

Colômbia na sexta-feira deu luz verde para as exportações de cannabis desidratada para indústrias médicas e outras, enquanto o país andino deu mais um passo para desenvolver sua indústria de maconha, onde o progresso tem sido lento, apesar do alto potencial.

O presidente Ivan Duque assinou um decreto suspendendo a proibição de exportação de flores secas de cannabis, uma medida considerada crucial pelos investidores.

A diretiva também permite a expansão das vendas de medicamentos à base de cannabis e agiliza os procedimentos regulatórios.

Embora a Colômbia tenha sido aclamada como pioneira na regulamentação da posse, produção, distribuição, comercialização e exportação de sementes, plantas e substâncias derivadas da cannabis - como óleos, cremes e extratos para fins medicinais - os investidores reclamam há muito tempo do que dizem ser um tortuoso processo de aprovação de exportação.

 

“Isso significa que a Colômbia pode entrar para desempenhar um grande papel no mercado internacional”, disse Duque após assinar o decreto, acrescentando que as novas regras permitiriam que a indústria de cannabis da Colômbia se expandisse para alimentos e bebidas, cosméticos e outros setores.

As exportações de cannabis da América Latina podem chegar a US $ 6 bilhões, disse Duque.

"O levantamento da proibição de exportação da flor seca iniciará um processo regulatório que esperamos que seja realizado em grande detalhe, nos mais altos padrões internacionais", disse à Reuters Juan Diego Alvarez, vice-presidente de questões regulatórias para o produtor de cannabis Khiron.

A associação colombiana da indústria de cannabis, Asocolcanna, exortou o país a aproveitar a oportunidade para aproveitar ao máximo suas vantagens competitivas.




Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.