Publicidade
Cotidiano
evento do consulado

Colombianos celebram 206 anos da independência do seu país em Manaus

Segundo o cônsul da Colômbia no Amazonas, 2,5 mil colombianos vivem em Manaus. Hoje, eles aproveitam para rever compatriotas e reforçar os laços culturais 20/07/2016 às 22:32
Show vgfhfghfhfgh
Fotos: Evandro Seixas
Rafael Seixas Manaus (AM)

Na noite desta quarta-feira (20), o Consulado da Colômbia no Amazonas celebrou os 206 anos da independência do país. O evento foi realizado na sede do consulado, na rua 20, bairro Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.

"A independência de nosso país do domínio espanhol está para o Brasil como a independência de vocês do domínio português. Aqui e lá na Colômbia, nós, colombianos, comemoramos com alegria, música e comidas típicas para celebrar nossa cultura e, aqui, matar saudade", disse o cônsul Jose Gilberto Rojas.

Segundo Rojas, cerca de 2,5 mil colombianos vivem em Manaus. É o caso de Eugenia Franco, 55. Morando há 15 anos na cidade, a costureira é um dos exemplos da relação fraternal que brasileiros e colombianos mantêm. "Nunca me senti estrangeira aqui", ressaltou.

Eugenia disse que sempre vinha à capital do Amazonas visitar parentes que já moravam aqui. "Vinha e voltava, até que um dia resolvi ficar. Adoro a comida daqui, principalmente tacacá e tapioca", revelou.

Há nove anos morando em Manaus, a universitária Daniela Roa, 20, afirmou que a celebração da data é uma oportunidade para reafirmar nacionalidade e os laços culturais. "É uma data muito especial. O fato de estarmos longe da nossa terra e ainda assim juntos celebrando deixa tudo isso muito mais especial. Nessa data, todo ano, encontramos outros colombianos e isso nos aproxima", disse.

Publicidade
Publicidade