Em Manaus, pacientes que precisam de cuidados com estomia, continência, tratamentos de feridas e urologia já dispõem, desde o início deste mês, de um programa de atendimento personalizado: o Coloplast Ativa
Em Manaus, pacientes que precisam de cuidados com estomia, continência, tratamentos de feridas e urologia já dispõem, desde o início deste mês, de um programa de atendimento personalizado: o Coloplast Ativa, lançado pela companhia dinamarquesa que atua em 140 países e emprega mais de 13 mil pessoas.
O serviço é gratuito e pode ser solicitado a qualquer momento pela Central Ativa (0800 285 8687) ou pelo e-mail ativa@coloplast.com. A iniciativa oferece suporte gratuito e contínuo em todas as fases: da adaptação aos produtos até o retorno às atividades diárias. O atendimento, complementar à orientação médica e realizado por uma enfermeira no hospital ou na casa do paciente, consiste em instruções sobre a anatomia e fisiologia de cada usuário, informações sobre a cirurgia recente e a recomendação de um produto específico baseada no diagnóstico.
O diretor geral da Coloplast, Luiz Tavares, explica que o suporte ao cliente se divide em três etapas. “Na primeira, o enfermeiro especialista leva ao usuário todas as informações referentes à nova realidade para o uso adequado de cada produto. Na fase 2, de transição, é acompanhada a evolução e adaptação do usuário através da Central Coloplast Ativa, que fará contato com os usuários por três meses, incentivando o auto cuidado e orientando a respeito da rotina ideal, prevenindo complicações. Na fase 3, que é a retomada da rotina, um(a) enfermeiro(a) Coloplast auxilia o paciente com informações relevantes, que também podem ser consultadas no site do Coloplast Ativa, para ter uma vida melhor, mais saudável e com menos preocupações”.
No polo de Manaus, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso a bolsas de estomia de diversos modelos, pasta Coloplast, que preenche as cavidades e dobras mais profundas, criando uma selagem firme entre a base adesiva e a pele, e do pó Brava, que reduz a irritação da pele causada pela umidade. Por meio de pregão assinado em julho, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) vai disponibilizar 20 novos produtos na sede da capital.
O programa Coloplast Ativa conta com atendimento personalizado de cerca de 60 enfermeiros(as) especialistas no Brasil, atendimento telefônico pela Central Ativa com aproximadamente 20 enfermeiras, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas (de segunda a sexta, das 8h às 20h, exceto feriados), e contato via e-mail por um ano, com conteúdos e dicas de, por exemplo, como viajar, quais roupas usar, alimentação, atividade física etc.
Durante as visitas, a enfermeira oferece um kit com amostras grátis dos produtos e materiais indispensáveis para o cuidado diário, como espelho, tesoura etc. “Assim, os usuários podem testar qual modelo é o mais indicado para o seu caso e obter o máximo de qualidade de vida”, destaca Tavares.
A empresa sugere que o cliente faça contato com as operadoras de planos de saúde e/ou polos de dispensação, para agendamento e consulta de quais itens estão disponíveis no atendimento público. “Caso alguns produtos necessários não estejam acessíveis via SUS e planos particulares, eles podem ser adquiridos também pela loja online Coloplast, com 20% de desconto na primeira compra”, acrescenta Tavares.
Líder no setor
A Coloplast é líder mundial e nacional no segmento de produtos voltados a pessoas com necessidades íntimas especiais, como bolsas coletoras de fezes e urina, cateteres urinários, curativos, sondas, cremes para cuidados com a pele, entre outros. Desde 2002, três anos após a chegada da empresa ao Brasil, o programa começou a ser desenvolvido em todos os estados, atendendo a mais de 100 mil usuários com estomia. Desde 2011, mais de 15 mil pacientes realizaram o cateterismo intermitente.
Baseada nos princípios de qualidade de vida, adequação às necessidades de cada usuário e independência, a empresa visa estabelecer uma relação mais duradoura com os clientes e melhorar suas condições de vida.