Publicidade
Cotidiano
Notícias

Com 50 vítimas, Manaus é a capital com maior número de mortes por raios

Dados são referentes à pesquisa realizada de 2000 a 2013 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Confira algumas dicas para se proteger de raios durante tempestades 15/10/2014 às 16:06
Show 1
Forte tempestade desabou sobre Manaus na madrugada desta quinta-feira (15)
ACRÍTICA.COM Manaus (AM)

Manaus é a capital brasileira com maior incidência de morte por raios, é o que aponta o levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) feito entre 2000 e 2014. Foram registradas, no total, 80 mortes em todo o Estado, sendo 20 delas na capital amazonense.

O instituto também informa, através do Grupo de Eletricidade atmosférica (ELAT), que somente na última semana (de 8 a 15 de outubro) a cidade de Manaus foi atingida por 338 raios. Antes dessa semana, o período de maior incidência teria sido no mesmo mês, nos dias 11, 12 e 13 de outubro, quando os registros apontaram o número de 260 raios.

Segundo estatística do Inpe, cerca de 50 milhões de raios caem todos os anos no Brasil. E mais: a cada 50 mortes por raio no mundo, uma delas ocorre no Brasil; 43% das vítimas fatais são atingidas no período do verão; a maioria de 81% dessas vítimas fatais são homens, e geralmente ocorre em circunstâncias de atividades rurais ou dentro de casa. A faixa etária mais atingida pelos raios está entre 20 a 39 anos, numa porcentagem de 43%.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também divulga diversas recomendações durante tempestades a fim de evitar que a população seja atingida pelos raios:

- No caso estar dentro de lugares protegidos, evitar usar telefone com fio (convencional) ou celulares ligados a rede elétrica (carregadores)

Caso não consiga estar em lugares protegidos, evite segurar em objetos metálicos longos, como vara de pescas e tripés; também é recomendada a distância de cerca de arame, varais metálicos e árvores isoladas.

- Se você estiver em local sem abrigo próximo e sentir que seus pêlos estão arrepiados, ou que sua pele começou a coçar, fique atento, isto pode significar a proximidade de um raio que está prestes a cair. Neste caso, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles, porém, não fique deitado.  

Publicidade
Publicidade