Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
SAÚDE

Com bom humor, blogueira fala sobre câncer e organiza campanhas nas redes sociais

Day Sant’Anna promove campanhas para motivar todos os pacientes oncológicos a desfrutar de cada minuto de vida



credito_os_maximos_fotografia___40_.jpg Filho ‘Tavinho’, de 3 anos, e o marido, Jean Gustavo, são os principais motivos de Day para viver sorrindo (Foto: Divulgação)
23/07/2017 às 14:21

O sorriso e a alegria contagiante são marcas registradas de Day Sant´Anna, 33, que nem parece enfrentar uma batalha contra o câncer de mama (triplo negativo), descoberto em janeiro de 2016. Ela é a autora do blog “Viver Eu Quero”, que lançou a campanha #eusouseufã há pouco mais de uma semana e já ultrapassou as 62 mil visualizações, mais de 380 compartilhamentos e 1,3 mil curtidas e reações somente em uma rede social.

“Recebi mensagens de pacientes que descreviam estar solitárias e até mesmo reclusas, pois acreditavam atrair somente ‘olhares de pena’ quando saíam. Sei que por trás desse silêncio há também admiração, porém, muitos não sabem como expressar isso ao paciente oncológico. Fiquei maquinando um jeito de desconstruir esta ideia pré-concebida do câncer, de maneira a permitir que essa admiração entalada na garganta das pessoas chegasse a quem precisa”, diz.

A fluminense criou a página para compartilhar a própria experiência, com o intuito de levar informação sobre saúde e o universo do câncer, utilizando linguagem acessível e uma dose de bom humor. Em 12 meses, “Viver Eu Quero” ganhou mais de 26 mil seguidores no Facebook, quase 10 mil no Instagram e 100 mil visualizações no Youtube. Na opinião de Day, a doença carrega muitos estigmas. Por isso, a nova mobilização.

“O desespero bate inicialmente. Mas não faz sentido me desesperar e perder meu rumo com a ideia de que um dia irei morrer. Afinal, todos nós morreremos um dia. Posso atravessar a rua e não estar mais aqui. Posso me curar da doença e viver até os 100 anos, ou simplesmente viver menos. Quem sabe? Não importa quanto tempo, importa viver o agora da forma mais intensa possível. As pessoas queriam que eu compartilhasse essa ideia. Daí, surgiu o blog”, lembra.

Motivos para sorrir

Com o crescimento de pacientes fazendo perguntas sobre o tratamento, a blogueira começou a entrevistar profissionais da área da saúde e a participar de eventos, como as edições do Fórum Oncoguia. O sucesso do canal rendeu um convite do programa “Saber Viver”, apresentado por Carolina Costa, na Rede Petrópolis de Televisão (RPT). Quanto mais aprende sobre o câncer, mais Day Sant´Anna tem vontade de viver.

“Sou casada (Jean Gustavo) e tenho um filho de 3 anos, Tavinho (Gustavo), duas pessoas que me fazem sorrir todos os dias. Passei a enxergar a vida com outros olhos. Hoje Deus, minha família e meus amigos passaram a ter um significado maior. São o principal motivo para eu viver bem e feliz. Pode soar clichê, mas os relacionamentos afetivos são o que dão sentido a nossa vida. Não que o restante não interesse, mas são complementos”, finaliza.

Campanhas ajudam e informam

Em 2016, o “Viver eu Quero” realizou a campanha “Lenços da Alegria” para disseminar a empatia e o otimismo por meio da doação de lenços e cartas de carinho a pacientes em tratamento quimioterápico. Mais de 2 mil mulheres foram beneficiadas em diversas regiões do Brasil — além de doações realizadas para o exterior. Em abril deste ano, a campanha “Doe Amor”, que ainda está em curso, foi criada com o objetivo de atender a uma demanda que faz parte da realidade de muitas pacientes, mas é pouco abordada: estimular a doação de perucas e próteses mamárias externas, que irão beneficiar quem ainda passará pelo tratamento contra o câncer.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.