Outubro Rosa

Com diagnóstico escasso, número de casos de câncer de mama no Amazonas em 2021 é estimado em 450

Além disso, segundo ILD, três cidades do Amazonas estão entre os cinco municípios da região Norte que apresentaram menor quantidade de mamografias realizadas

Michael Douglas
04/10/2021 às 18:05.
Atualizado em 08/03/2022 às 23:17

(Foto: Reprodução)

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para 2021 são estimados 450 novos casos de Câncer de Mama no Amazonas. Ainda segundo o Inca, em relação ao câncer do colo do útero, 32 mulheres a cada 100 mil habitantes do Estado possuem a doença no Estado.

No entanto, tais números podem não corresponder a um valor aproximadamente real, tendo em vista que as taxa de mamografias em algumas cidades do estado são muito baixas. Isso de acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), que afirma que municípios como Lábrea, São Gabriel da Cachoeira e Nova Olinda do Norte estão entre os cinco municípios da região Norte do país que apresentaram a menor quantidade de exames de mamografias realizadas.

Para a análise foi avaliada a quantidade de mamografias feitas em mulheres entre 50 a 69 anos para cada 10 mil habitantes.

Visando que tais números não aumentem, a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado vem prepararam uma série de eventos e programações em alusão ao Outubro Rosa, campanha com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

OUTUBRO ROSA

Em alusão à campanha do Outubro Rosa, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), realiza na terça (5) e quarta (06), ações voltadas para as mulheres, no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizada na avenida Brasil, s/n - Santo Antônio, em Manaus. O horário de atendimento será das 8h30 às 16h30.

Para ter acesso ao evento, é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. O uso de máscara é obrigatório. Durante o evento, vários serviços serão oferecidos para a população presente, como o programa Crédito Solidário do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que atenderá 200 pequenos empreendedores, com o valor disponibilizado em R$ 400 mil.

Também serão oferecidos serviços voltados para a saúde com atendimento ginecológico, triagem, testes rápidos, testes para detecção de Covid-19, enfermagem. Além de atendimentos, durante todo o mês de outubro, nas seguintes unidades de saúde do Estado, Policlínica Zeno Lanzini, Policlínica Antônio Aleixo, Policlínica Gilberto Mestrinho, Policlínica Danilo Correa e Policlínica da Codajás.

Na área social e de cidadania, a ação realizará emissão de RG, palestra da Rede Mulher, emissão de carteirinha da Pessoa com Deficiência (passe-livre), Programa Idoso Empreendedor, Secretaria da Criança e Adolescente, atendimento psicossocial, serviços de autoestima como design de sobrancelha, corte de cabelo, esmaltação de unhas, e atividades como aulas de ritmos e funcional do projeto “RespirAR”.

SEMSA

A programação no município, coordenada pela Semsa, contempla as unidades de todos os Distritos de Saúde (Disas) e tem como público-alvo a população feminina, os homens trans, meninas a partir de 9 anos e meninos, a partir dos 11 anos, sendo para os dois últimos, a intensificação da vacinação contra o HPV. Este ano, também as mulheres indígenas terão atividades especialmente organizadas para elas.

Toda a rede básica e especializada da Semsa estará mobilizada promovendo atividades descentralizadas, voltadas para a detecção precoce, nas unidades de saúde e escolas integrantes do Programa Saúde na Escola. Também está programada a realização de um “Dia D” com ações de saúde e de prevenção em parceria com Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselhos Locais de Saúde, Fundo Manaus Solidária e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As atividades programadas serão na forma de rodas de conversa, oficinas, palestras, webconferência, lives, busca ativa de mulheres de 25 a 64 para realizar o exame preventivo e de adolescentes (meninas de 9 anos e meninos de 11 anos) para a vacina contra o HPV. Também serão realizados exames clínicos de mamas e coleta de material para o exame colpocitológico, o preventivo, e testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites “B” e “C”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por