Comandante da NASA visita comunidades de Urucurituba
Composta por membros das igrejas Batista e Presbiteriana de Manaus, as missões são rotineiras nas comunidades

O astronauta será o comandante da próxima expedição da NASA que deve acontecer no segundo semestre de 2021. A "MissionAmazon" recebe norte americanos e brasileiros com o objetivo de desenvolver um trabalho religioso, juntamente com trabalhos sociais. Ele visitou 5 comunidades do entorno do município de Urucurituba. Foram 5 dias de atividades de evangelização, que é o principal objetivo da missão, além do atendimento médico, odontológico, doação de remédios, alimentos, roupas, óculos de grau para as populações ribeirinhas do Amazonas.
O comandante Wilmore estava acompanhado da esposa e das 2 filhas adolescentes. A família vive em Huston, nos EUA e esta foi sua segunda visita ao Amazonas para um trabalho missionário. Dos EUA, trouxeram doações de brinquedos, bonecas, medicamentos, doces, anzóis, linha para pesca, pares de chinelos e 150 pares de óculos.
"Essa missão atua desde 1997 e é coordenada por missionários brasileiros e membros das igrejas dos EUA. Além das doações, a missão ajuda na construção de poços artesianos - em torno de 15 a 20 por ano - eles fazem enorme diferença na vidas dessas pessoas que não precisam ferver a água do rio para beber", contou o comandante.
Composta por membros das igrejas Batista e Presbiteriana de Manaus as missões são rotineiras nas comunidades, mas essa foi a primeira depois do início da pandemia, em março de 2020. Para a segurança da missão, o trajeto foi feito com 40% da capacidade de passageiros, conforme a restrição que a capitania impõe devido ao COVID-19.
"Adotamos rígidos protocolos para entrar nas comunidades, máscaras todo tempo, com trocas regulares de máscara nos períodos de manhã e à tarde e checagem de temperatura. Nos esforçamos para evangelizar pessoas que, muitas vezes, nunca ouviram a palavra de Jesus Cristo" garantiu o astronauta.
Wilmore já fez dois voos espaciais, o primeiro dos quais foi uma missão de ônibus espacial de 11 dias em novembro de 2009, para a Estação Espacial Internacional. A previsão do voo é para o segundo semestre de 2021. A tripulação da nave será composta por humanos pela primeira vez e deve durar entre 6 a 7 meses.