Publicidade
Cotidiano
Notícias

Começa a procura de jurados para o Festival de Parintins

Comissão formada por representantes dos bumbás Garantido e Caprichoso viaja a cinco Estados para fazer o crivo do julgadores 21/06/2013 às 13:47
Show 1
Enquanto os bumbás procuram jurados, brincantes do Boi Estrelinha ensaiam
Jonas Santos Parintins (AM)

Os dez jurados que irão escolher o boi campeão do maior Festival Folclórico de Parintins de todos os tempos começarão a ser definidos a partir deste sábado (22), quando acontecerá o sorteio dos Estados, dos quais será formada a Comissão do Júri. A reunião será realizada às 10h no Cine Teatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, Vila Ninita, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, em Manaus, informou o secretário de Estado da Cultura (SEC), Robério Braga. O regulamento do Festival de Parintins não permite a participação de pessoas dos Estados da Região Norte, exceto Tocantins, no grupo de julgadores da festa folclórica.

Na quarta-feira, desta semana, Robério enviou ofício aos diretores dos bumbás confirmando o encontro para hoje. Nesta reunião representantes de Garantido e Caprichoso negociarão a escolha de cinco Estados, até o crivo final que ficará em três, não podendo ser dos mesmos lugares do festival de 2012. Cada bumbá, indicou no dia 17 de junho, três fiscais, para viajar aos Estados selecionados, e analisar o currículo de pessoas renomadas, com comprovada atuação área cultural e folclórica, dentre outras especialidades.

A equipe de fiscais do Caprichoso é composta pela juíza Andrea Jane Silva de Medeiros, Jender Lobato e Dernando Reis. O Garantido confirmou os nomes de Ana Paula Perrone, Felipe Junior e Marcos Jânio.

A presidente do Caprichoso, Márcia Baranda, informou que será representada na reunião pelo ex-presidente do Movimento Marujada, Sérvio Viana, que é o procurador da associação folclórica. O presidente do boi Vermelho, Telo Pinto, comparecerá à reunião. Tão logo o sorteio seja definido, os fiscais se dividirão em três duplas, formada por um representante de cada agremiação, e viajarão para esses Estados.

Publicidade
Publicidade