Publicidade
Cotidiano
Notícias

Começa XVIII Festival Folclórico de Novo Aripuanã

O Festlendas é um grande incentivo não só aos moradores de Novo Aripuanã, como também de moradores vizinhos 25/07/2013 às 22:06
Show 1
O Festlendas já é o evento de maior expressão cultural de Novo Aripuanã, uma tradição que acontece há mais de 17 anos
acritica.com Manaus (AM)

Teve início nesta quinta-feira (25) o XVIII Festival Folclórico de Novo Aripuanã, distante a 227 quilômetros de Manaus. Intitulado “Festlendas”, o festival é o principal evento cultural da cidade, sendo realizado anualmente no último final de semana do mês de julho. As apresentações acontecem até o próximo sábado (27) no Lendódromo Bráulio Pinto do Nascimento, a partir das 20h.

A programação inclui as danças locais de lendas: Lenda do Apurinã, Lenda do Juruparí e Lenda do Tucumã, além das agremiações folclóricas de Cirandas e Quadrilhas que fazem uma prévia enriquecendo cada vez mais o brilho do festival, valorizando e explorando a cultura de forma teatralizada. Estará funcionando também no local, uma feira de artesanato, com exposição de artes plásticas e um parque temático.

O festival é um grande incentivo não só aos moradores de Novo Aripuanã, como também de moradores vizinhos, uma vez que permite a livre expressão artística, aprimorando e estreitando o contato de entretenimento cultural entre os municípios de: Manacapuru, Nova Olinda do Norte, Borba, Apuí, Manicoré, Humaitá, Manaus e até outros Estados


De acordo com o prefeito de Novo Aripuanã, Robson Sá, a realização do festival é de grande importância para o município uma vez que é um evento de cunho eminentemente amazônico e cultural. “Novo Aripuanã tem despontado cada vez mais no cenário amazonense, mostrando e conhecendo outras tradições culturais. E isso é muito importante num momento em que o Amazonas tem mostrado ao mundo suas festas culturais”, afirmou o Prefeito, explicando ainda que é grande a preocupação do Governo do Estado com o resgate da Cultura.

“Isso se comprova pelo trabalho junto a Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas no desenvolvimento dos Festivais de Ópera, de Filmes e Folclóricos de Manaus, do Boi em Parintins, do Fecani em Itacoatiara, do Guaraná em Maués, Expomani em Manicoré, de Cirandas em Manacapuru e outros eventos de reconhecimento Internacional”, destacou Sá.

Hoje o Festlendas já é o evento de maior expressão cultural de Novo Aripuanã. Uma tradição que acontece há mais de 17 anos e que a cada ano registra-se um crescimento fantástico, sendo inegável seu papel na evolução da Arte e da Cultura de Novo Aripuanã e de outros munícipios da Região do Vale do Rio Madeira.

Publicidade
Publicidade