Publicidade
Cotidiano
MATRÍCULAS

Começam nesta sexta (13) as matrículas de novos alunos em escolas públicas de Manaus

Procedimento serve para vagas em escolas estaduais e municipais da capital. Tudo pode ser feito pela internet, pelo aplicativo ou no site 12/01/2017 às 13:07 - Atualizado em 12/01/2017 às 13:10
Show unnamed
(Foto: Divulgação)
acritica.com

Começam nesta sexta-feira (13) as matrículas de novos alunos na rede pública de ensino estadual e municipal de Manaus. O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do aplicativo “Matrículas Amazonas” e pelo site www.matriculas.am.gov.br, e ainda presencialmente a partir do dia 16 de janeiro.

A novidade deste ano é o aplicativo de celular e o site, com objetivo de agilizar e facilitar o processo de ingresso na rede pública de ensino. O aplicativo, disponível nas plataformas Android e IOS, foi desenvolvido pela empresa de Processamento de Dados Amazonas S. A. (Prodam) e até a última quarta-feira (11) já havia sido baixado por mais de 45 mil usuários.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) terá 494 unidades de ensino em funcionamento e oferecerá 46,8 mil novas vagas em 2017, sendo 22,8 mil para a Educação Infantil e 24 mil para o Ensino Fundamental. O número corresponde a um aumento de 8% em relação ao ano passado. Já a Secretaria de Estado de Educação...

A partir desta sexta-feira (13) também estarão abertas as matrículas para os alunos com deficiência e o procedimento pode ser feito em qualquer uma das 722 escolas públicas de Manaus, sendo 494 municipais e 228 estaduais, mediante a apresentação de laudo médico.

A secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, destacou que os pais ou responsáveis não precisam dormir nas filas para garantir vaga para novos alunos da rede pública. “Se uma escola possui filas, fuja dela. Dormir em fila não garante vaga. Enquanto um pai dorme na fila, outro pai vai a uma escola com pouca ou nenhuma espera e consegue matricular o filho”, disse.

“É importante ressaltar também que qualquer escola da Semed matriculará novos alunos da Seduc e vice-versa. Se quero que meu filho estude na escola X, mas a escola X está com fila, eu posso ir até a escola Y e solicitar a matrícula na escola X. O sistema de matrícula da rede pública estadual e municipal de ensino é integrado”, completou Kátia Schweickardt.

Reserva de vagas

Para fazer a reserva de vaga online, basta preencher todas as informações do aluno e escolher a unidade de ensino. Após preenchidos os dados online (aplicativo ou site), a partir do dia 16 os pais poderão ir à unidade escolar em que fizeram a reserva de vaga para entregar os documentos do aluno e confirmar a matrícula. O procedimento só é concluído após a entrega da documentação, que comprova os dados informados.

Datas e prazos

A matrícula presencial será a partir do dia 16 de janeiro para alunos de Educação Infantil, seguindo até o dia 20 de janeiro. Já a abertura de vagas para alunos do 1º ao 5º ano e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) acontecerá de 17 a 20 de janeiro. A matrícula presencial para vagas do 6º ao 9ª e de EJA 2 acontecerá de 18 a 20 de janeiro. A matrícula presencial para Ensino Médio será de 19 a 20 de janeiro.

Documentos

No ato da matrícula, o aluno deve apresentar os seguintes documentos:
- Comprovante de escolaridade original – guia de transferência ou histórico escolar ou ainda declaração de transferência com validade de 30 dias.
- Certidão de nascimento (original e cópia).
- CPF e RG (original e cópia) – do responsável pelo aluno menor de idade, obrigatório para os alunos do ensino médio e para os alunos maiores de 18 anos de qualquer ensino.
- Comprovante de residência (cópia) – fatura de água, energia elétrica ou de telefone do último mês que anteceder a matrícula.
- Cartão de vacinação (cópia).
- Duas fotos 3X4 recentes.
- Documento de identificação (com foto) do responsável pela matrícula (original e cópia).

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade