Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020
ALIMENTAÇÃO

Comendo no inverno: como aproveitar os melhores sabores sem sair da dieta

É possível manter o foco na dieta sem deixar de aproveitar os melhores sabores da estação. Confira algumas dicas



INVERNO.jpg
24/04/2017 às 15:46

É só as temperaturas caírem que bate aquela vontade de ficar em casa, debaixo do edredom, com um balde de pipoca ou uma panela de brigadeiro na mão. E o ânimo de ir para a academia ou praticar exercícios físicos quase desaparece por completo. Desse jeito, parece muito difícil não ganhar quilinhos extras durante o inverno. Mas é possível manter o foco na dieta sem deixar de aproveitar os melhores sabores da estação.

A preguiça realmente atrapalha um pouco a prática de exercícios durante o inverno e é muito difícil resistir ao desejo quase incontrolável de comer comidas mais calóricas. Entretanto, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o inverno é a melhor época para perder peso.



E o motivo é bem simples: com as baixas temperaturas, o organismo precisa trabalhar mais para se aquecer e manter a temperatura corporal estável. Para esse processo acontecer, o metabolismo fica mais acelerado para dar conta desse esforço extra.

É bem verdade que esse mesmo esforço, que faz o metabolismo acelerar e queimar mais gordura, também faz o corpo sentir necessidade de ingerir alimentos com alto teor de gordura. Mas é muito importante saber usar o metabolismo acelerado em favor da dieta e da queima de gordura para evitar uma briga intensa com a balança.

Como resistir às comidas deliciosas típicas de inverno?

Essa é uma das tarefas mais complicadas na vida. Mas o grande segredo é que você não precisa se privar e cortar esses alimentos da sua dieta, bastando apenas aprender a substituir os alimentos gordurosos por versões mais leves e saudáveis.

Dessa forma, é possível saciar o desejo sem comprometer a dieta. E, melhor, com a possibilidade de ainda perder alguns quilinhos extras.

Veja como você pode fazer algumas gostosas substituições:

●     O fondue pode ser feito com queijos mais magros ou pode-se usar legumes como ingredientes;

●     No lugar do chocolate quente, prefira variados chás. Mas quando bater aquela vontade, prefira usar leite desnatado e cacau (no lugar do achocolatado);

●     Na aconchegante noite de queijos e vinhos, escolha os queijos brancos e os tipos mais magros;

●     Cuidado com as sopas; escolhendo os ingredientes errados (como bacon, por exemplo), elas podem ser uma verdadeira bomba calórica. Escolha sopas balanceadas, com uma porção de proteína ou gordura boa (como amêndoas, semente de linhaça ou girassol) e legumes;

●     Consuma bastante frutas da estação, como maçã, laranja, morango e maracujá (e, sempre que puder, prefira as orgânicas).

E aproveite a época mais fria para abusar de alimentos que promovem a queima de gordura, como frutas oleaginosas, gengibre, canela e pimenta. Esses alimentos já são conhecidos por sua função de fazer o corpo produzir mais calor que o normal, virando ótimos aliados para quem quer perder peso, além de ser uma boa aposta para eliminar ainda mais gordura corporal nessa época do ano.

Se você preferir, é possível ainda usar os suplementos alimentares  termogênicos, que atuam diretamente no balanço entre as calorias ingeridas e a queima de gordura, incentivando o processo de emagrecimento. No entanto, é essencial que os exercícios físicos e uma alimentação balanceada não sejam deixados de lado para garantir a manutenção ou a perda de seu peso nessa época.

E se o friozinho estiver desanimando, aposte em atividades indoor ou em exercícios que possam ser feitos em casa mesmo.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.