Comércio varejista registra terceira alta consecutiva em outubro no AM
Até o momento, dados mostram desempenho melhor em 2019 do que o observado no ano passado

O volume de vendas do comércio varejista teve aumento de 0,6% na passagem de setembro para outubro deste ano no Amazonas. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta é a terceira alta consecutiva no índice, que acumula crescimento de 1,9% no período.
Até o momento, esses dados mostram um desempenho melhor do setor do comércio amazonense em 2019 do que aquele observado no ano passado quando, em outubro, o acumulado no ano estava em 4,8%.
O aumento levou o setor varejista amazonense a alcançar o 14º melhor desempenho entre as 27 unidades da federação. As maiores altas ocorreram no Amapá (2,4%), na Paraíba (1,9%) e no Piauí (1,7%). Os piores resultados foram no Mato Grosso do Sul (-1,1%), em Rondônia (-1,7%) e em Minas Gerais (-5,2%).
Varejo ampliado
O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, teve crescimento de 0,6% em outubro frente a setembro. Em relação ao ano passado, o volume de vendas cresceu 8,2% frente a outubro de 2018.
O acumulado do ano registrou resultado positivo de 6,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O acumulado nos últimos doze meses continua positivo (6,2%) em relação ao mesmo período do ano anterior.