Publicidade
Cotidiano
Notícias

Como atingir as metas traçadas para o próximo ano?

Chega dezembro e todos começam a traçar metas para 2015. A diferença entre os que vão atingir seus objetivos e os que vão ficar só na vontade pode ser resumida em fatores como planejamento, disciplina e foco 27/12/2014 às 10:49
Show 1
Especialistas alertam que, sem planejamento, metas ficam só no papel mesmo
Juliana Geraldo Manaus (AM)

Todo ano é a mesma coisa. Dezembro vai chegando ao fim e as pessoas começam a fazer um balanço dos últimos doze meses para avaliar o cumprimento de metas e o que ficou para depois. Não raro, a lista de pendências é mais extensa do que a lista de realizações e as metas inadiáveis são “empurradas com a barriga” rumo ao ano seguinte.

Não é segredo que um bom planejamento pode resolver este problema e transformar dezembro em um mês tranquilo de balanços positivos e planos sequenciais para o ano que se aproxima. Entretanto, como começar este planejamento e transformá-lo em um plano eficaz para ser executado nos meses seguintes ainda é um desafio para muitos.

Por esse motivo, DINHEIRO resolveu dar uma “mãozinha” e conversou com alguns especialistas renomados na área de coach para dar dicas àqueles que pretendem chegar mais perto da realização de seus objetivos. Segundo eles, esta é a melhor época do ano para começar a tirar os sonhos do plano das ideias. Afinal, onde você quer estar no final de 2015?
 Planejamento
Conforme os especialistas, um passo essencial para planejar o próximo ano é definir o que se quer, ou seja, a sua visão de futuro. “Portanto, comece reservando um tempo para refletir e para criar uma cena de seu futuro ao final de 2015”, ensina uma das profissionais da área de carreira executiva, Vera Larrat.
 
Algumas das perguntas que podem ajudar a elucidar a questão do objetivos são: onde você quer estar? Deseja seguir na mesma profissão e busca especializar-se em alguma área específica? Almeja ser promovido? Ou gostaria de empreender e abrir o próprio negócio?
“Independente do seu momento na carreira, definir o que se quer sempre vem em primeiro lugar”, continua.

Autoconhecimento

Após definida a visão e antes de iniciar o plano de ação é recomendado  um exercício de autoconhecimento. Você se conhece? Poderia descrever suas três maiores qualidades como profissional? O que o diferencia dos demais e o que te torna único? E onde você reconhece que precisa melhorar?  Essas são algumas perguntas que podem  ajudar o indivíduo a reconhecer suas competências para, enfim, dar início ao planejamento de metas para o ano que se inicia.

Publicidade
Publicidade