Publicidade
Cotidiano
Notícias

Complexo Portuário de Manaus movimenta 119,16 milhões de toneladas em seis anos

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, que lançou uma nova plataforma com informações dos portos do Brasil 16/02/2016 às 20:26
Show 1
Somente em 2015 um volume de 20,30 milhões de toneladas passou pelo porto e terminais privados
acritica.com* Manaus (AM)

O Complexo Portuário de Manaus movimentou nos últimos seis anos 119,16 milhões de toneladas. A movimentação de cargas importadas do setor portuário da capital amazonense foi maior e concentrou 62,21% do total. Somente em 2015 um volume de 20,30 milhões de toneladas passou pelo porto e terminais privados.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, que lançou uma nova plataforma com informações dos portos do Brasil, nesta terça-feira (16).

A nova plataforma que reúne informações dos portos brasileiros é chamada de WebPortos. Segundo o WebPortos, o Complexo Portuário de Manaus é composto por um porto público e dez Terminais de Uso Privativo (TUPs). Juntas as 11 estruturas portuárias movimentaram 119,16 milhões de toneladas entre 2010 e 2015. Foram 74,13 milhões de toneladas de cargas importadas e 45,03 milhões de toneladas exportadas que passaram pelos portos e terminais no mesmo período.

Depois de registrar queda na movimentação em 2013, o Complexo Portuário voltou a registrar evolução positiva no volume de cargas em 2014 e manteve crescimento em 2015, quando fechou o ano alcançando a marca de 20,30 milhões/t cargas movimentadas. Desse volume 57,34% foram de importações (11,64 milhões) e 42,66% de exportações (8,66 milhões/t), de acordo com o WebPortos.

"Esses dados mostram o quanto o transporte fluvial é importante para o escoamento da produção industrial e vários tipos de cargas, além de crucial para garantir a movimentação de insumos utilizados pelas fábricas que estão instaladas no Polo Industrial de Manaus. A demanda para o modal existe e precisamos que a infraestrutura portuária seja adequada para atendê-la", avaliou o presidente do Sindicado das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas, Galdino Alencar Júnior.

Terminais Privados

Os terminais portuários privados concentraram quase toda a movimentação de cargas do complexo portuário de Manaus. Ao todo, 119,10 milhões de toneladas passaram pelos terminais. O volume corresponde 97,4% do total de cargas. O volume geral de exportações dos últimos seis anos foi 45,03 milhões/t e 74,07 milhões de toneladas de cargas importadas.

O sistema não traz informações dos portos do São Raimundo e da Ceasa. A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. O novo sistema consolida as informações sobre os portos brasileiros oriundas de diversas fontes, dentre elas: Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A plataforma reúne dados de janeiro de 2010 a dezembro de 2015.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade