Domingo, 19 de Maio de 2019
UEA

Comunidade acadêmica da UEA vai às urnas e elege nova reitoria nesta quarta-feira (11)

Mais de 24 mil pessoas entre alunos, professores e técnicos da Universidade do Estado Amazonas têm direito a voto. Haverá 25 colégios eleitorais, sendo seis em Manaus e o restante no interior



uea.JPG
Apenas nos dez maiores centros votação contará com urnas eletrônicas. Foto: Divulgação
11/04/2018 às 05:30

O reitor e vice-reitor que comandarão a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no período de 2018 a 2022 devem ser conhecidos na noite desta quarta-feira (11). A eleição para a escolha dos novos gestores acontece entre 9h e 20h. Uma parcial será divulgada em seguida e na sexta-feira (13), o resultado final será homologado. 

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, Adriane Rodrigues, ao todo, haverá 25 colégios eleitorais, sendo seis em Manaus e o restante no interior do Estado. Na maioria a votação será manual. Apenas nos dez maiores centros, localizados na capital e nos municípios de Itacoatiara, Parintins, Tabatinga e Tefé haverá urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Concorrem à vaga de reitor e vice reitor os professores Cleinaldo Costa e Cleto Leal, pela Chapa 14; Ricardo Serudo e Carlossandro Albuquerque, pela  Chapa 17, e Lúcia Puga e Raimundo Barradas, pela Chapa 23.

Normalidade

Adriane Rodrigues disse que a expectativa para o pleito é a melhor possível, uma vez que há mais de 40 dias a Comissão Eleitoral vem desenvolvendo um trabalho árduo para fazer com que tudo dê certo no dia do pleito. “Esperamos que continue transcorrendo dentro da normalidade, pois é um processo em que buscamos lisura e transparência”, afirmou a presidente.

A data da eleição acontece conforme o cronograma divulgado pela Comissão Eleitoral em fevereiro deste ano. O processo chegou a ser suspenso no dia 23 de março pela 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual e de Crimes contra a Ordem Tributária. Porém, no dia 27, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Flávio Humberto Pascarelli Lopes, suspendeu os efeitos da liminar concedida em primeira instância que determinava mudanças no processo eleitoral para a reitoria da UEA e, consequentemente, a suspensão das eleições. Na sequência, o processo foi retomado pela Comissão Eleitoral da UEA.

Segunda eleição

Esta é a segunda vez que a escolha da nova reitoria da universidade é feita pela comunidade acadêmica. Anteriormente, o escolhido para comandar a instituição era indicado pelo Governo do Estado. Assim como no pleito anterior, a lista de votantes deste pleito foi publicada sem contemplar docentes e técnicos-administrativos inativos.

24.698

Esse é o número de pessoas que estão aptas a votar para a escolha de reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). São 22.981 alunos, 1078 professores e 639 técnicos.

De acordo com o edital 01/2018, poderão votar na eleição que elegerá o reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) professores efetivos e ativos, temporários e visitantes dos cursos de graduação e pós-graduação da universidade, técnicos administrativos efetivos, temporários, comissionados e procuradores jurídicos, além de acadêmicos de graduação e de pós-graduação, regularmente matriculados no semestre de realização do processo de escolha.

Transmissão

De acordo com a Comissão Eleitoral Geral, a apuração dos votos será transmitida em tempo real via Sistema Presencial de Ensino Mediado por Tecnologia (IPTV) para os municípios e também poderá ser acompanhada no Auditório da Reitoria da UEA, na avenida Djalma Batista, em Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.