Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Praia Limpa

Comunidade rural reúne simpatizantes para ação de limpeza na praia do Açutuba

Participantes vão realizar neste sábado a ação “Praia Limpa” visando recolher o lixo no local 



acutuba.JPG a Comunidade Rural do Açutuba realiza neste sábado a ação “Praia Limpa” / Foto: Clóvis Miranda
17/12/2016 às 05:00

Visando recolher o lixo e outros resíduos abandonados nas praias, igapós e vias de acesso à costa daquele espaço (ainda) ecologicamente visitável, a Comunidade Rural do Açutuba realiza neste sábado a ação “Praia Limpa”. 

O ponto de concentração será no Café da Praia, localizado a 100 metros antes do fim do ramal de Açutuba, ao lado esquerdo, às 8h. Em seguida haverá instruções sobre a ação de limpeza da praia, divisão das equipes, distribuição de material de limpeza e de material de identificação das equipes participantes do “Praia Limpa”.

A iniciativa foi criada após a insatisfação dos frequentadores com o estado atual da praia e ao que eles questionaram de falta de iniciativa do poder público em atuar incisivamente contra os problemas do local.

A organização e realização do evento é uma iniciativa da própria Comunidade Rural de Açutuba, que há tempos vem tentando chamar a atenção dos órgãos responsáveis para com os problemas ambientais na localidade, mas não obteve qualquer tipo de ajuda. 

Esforço

“Apesar dos avanços na infraestrutura de acesso ao local, nada significativo foi feito por parte do poder público para propiciar segurança, informação e outras comodidades aos visitantes. A ausência de lixeiras públicas ou qualquer sinalização educativa deixa a cargo dos empreendedores locais o esforço para manter as praias minimamente limpas, o que ocorre nas áreas controladas por alguns empreendimentos atuantes neste sentido”, informa um texto de divulgação da ação deste sábado.

Outra finalidade é demonstrar ao público, a capacidade de organização e atuação da comunidade local.

Domingo

Amanhã também é dia de mutirão de limpeza na área tombada do Encontro das Águas, ponta das Lajes e sítio arqueológico e geológico, da praia em frente à reserva Soka Gakai e do Mirante da Embratel.

O ponto de encontro dos participantes será às 8h no Mirante da Embratel, e todos os envolvidos serão voluntários, informa a organização.

Uma recomendação importante é que cada participante leve a sua água mineral para consumo no local durante a ação voluntária, bem como chapéus ou bonés para proteção dos raios ultra-violeta do Sol.

 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.