Publicidade
Cotidiano
Notícias

Conclave: Eleição do novo Papa começará na próxima terça-feira (12)

A informação foi confirmada pelo Vaticano no início da tarde desta sexta-feira (8) 08/03/2013 às 13:35
Show 1
Os cardeais brasileiros Cláudio Hummes (foto 1) e João Braz Aviz (foto 5) são citados como possíveis candidatos à sucesso do papa Bento XVI
acritica.com Manaus

O Conclave (processo de escolha do novo Papa) começará na próxima terça-feira (12). A data foi confirmada pelo Vaticano no início da tarde desta sexta-feira (8) uma missa será realizada antes da votação.

A celebração acontecerá na Basílica de São Pedro na terça-feira pela manhã e os cardeais eleitores ingressarão na Capela Sistina à tarde. 115 cardeais estão no Vaticano. Entre eles cinco brasileiros (dom Raymundo Damasceno Assis, 76; dom Odilo Scherer, 63; dom Geraldo Majella Agnelo, 79; dom Cláudio Hummes, 78; e João Braz de Aviz, 64).

Como acontece o Conclave

A sucessão de Bento XVI deve obedecer aos ritos obedecidos no ato de sua escolha, quando ele ocupou o posto deixado por João Paulo II. Um colegiado de Cardeais, formados por 119 cardeais com menos de 80 anos de várias nacionalidades. O processo de votação - chamado de Conclave - é secreto e a portas fechadas.

Durante o conclave, que só termina com a escolha do pontífice, os cardeais permanecem incomunicáveis com o mundo exterior. Do latim cum clave, ou "com chave", o conclave é um ritual que remonta há oito séculos. A palavra foi usada pela primeira vez em 1274, com o então papa Gregório I.

Publicidade
Publicidade