Publicidade
Cotidiano
Notícias

Concurso para Tefé e sete municípios do Amazonas tem mais de 5 mil candidatos

As provas serão realizadas no final de setembro deste ano. O presidente da Comissão do concurso do TJAM para as comarcas do interior, desembargador Cláudio Roessing, ressaltou a contribuição do Tribunal para a oferta de emprego nos municípios amazonense 22/08/2013 às 15:21
Show 1
O Tribunal de Justiça do Amazonas já realizou quatro concursos desde outubro de 2011
ACRITICA.COM* Manaus (AM)

O Concurso Público do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para a 2ª sub-região do Amazonas, que abrange Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, Uarini e Tefé, tem 5.219 candidatos inscritos. A Comarca de Tefé recebeu o maior número de inscrições – 3.083 -, sendo 1.632 para nível fundamental; 1.363 para nível médio; e 88 para nível médio na área de Informática. As provas vão ser aplicadas no dia 29 de setembro.

O concurso é organizado pela Escola de Aperfeiçoamento do Servidor do TJAM e oferece 25 vagas distribuídas nas oito Comarcas. Para os cargos de nível médio o vencimento é de R$ 3.484,56. Para os cargos de nível fundamental, o vencimento é de R$ 1.823,75.

O maior número de vagas será para Tefé, num total de 11, para cargos de nível médio (três); nível médio – área de informática (dois) e nível fundamental (seis). Duas vagas foram disponibilizadas para a Comarca de Alvarães, sendo uma para nível médio e outra para o fundamental. Fonte Boa, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã e Uarini também terão duas vagas cada Comarca (níveis médio e fundamental).

O presidente da Comissão do Concurso do TJAM para as Comarcas do interior, desembargador Cláudio Roessing, ressaltou a contribuição do Tribunal para a oferta de emprego nos municípios amazonenses, oferecendo uma chance às pessoas que moram neles de participar e conseguir atuar em sua própria cidade.

“O mais importante é que esse concurso é para pessoas que residem nesses municípios. O edital é bem claro. A pessoa só poderá mudar de cidade dentro da mesma região onde houve o concurso. Mas isso só é possível se outra pessoa fizer uma permuta. Podemos citar um exemplo: se um servidor de Alvarães quer trabalhar em Tefé e o de Tefé quer ir para Alvarães, isso poderá ser feito, mas somente após o estágio probatório de três anos. Já para a capital, a remoção não será possível”, esclareceu Cláudio Roessing.

Inscritos

Para a Comarca de Alvarães foram 402 inscritos, sendo 204 para nível fundamental e 198 para nível médio. Fonte Boa teve 384 inscritos, sendo 167 para o nível fundamental e 217 para o nível médio. Em Japurá foram 217 inscrições, com 100 para o nível fundamental e 117 para o nível médio.

Já no município de Juruá foram computadas 268 inscrições, sendo 137 para o nível fundamental e 131 para o nível médio. Jutaí teve 332 inscrições, com 169 para os cargos de nível fundamental e 163 para nível médio. Maraã recebeu 227 inscrições, com 113 no nível fundamental e 114 para nível médio. Em Uarini, 306 candidatos se inscreveram com 130 para os cargos de nível fundamental e 176 farão as provas para os cargos de nível médio.

Próximo passo

O desembargador Cláudio Roessing disse que, após a realização deste certame, ficarão faltando ainda mais quatro regiões que abrangem, aproximadamente, 20 cidades. O próximo passo é realizar o concurso para as Comarcas da 1.ª sub-região (Alto Solimões); 7.ª sub-região (Rio Negro/Solimões); 8.ª sub-região (Médio Amazonas) e 9.ª sub-região (Baixo Amazonas).

O Tribunal de Justiça do Amazonas já realizou quatro concursos desde outubro de 2011. O primeiro concurso foi na 4.ª sub-região, que abrange as cidades do rio Juruá em outubro de 2011. Em março de 2012, o TJAM realizou concurso pata na 6.ª sub-região, que compreende os municípios do Alto Rio Negro. Em maio do ano passado, as cidades da 3.ª sub-região, no área do rio Purus, foram agraciadas com o concurso do TJAM. Em agosto de 2012, as cidades localizadas na calha do rio Madeira (5ª sub-região) foram contempladas com o concurso.

*Informações da Divisão de Imprensa e Divulgação do TJAM

Publicidade
Publicidade