Terça-feira, 26 de Outubro de 2021
Exposição

Conectando Amazônia e Ásia, coletivo realiza Exposição de Arquitetura em Manaus

Proposta expõe arquiteturas em Manaus que valorizam os recursos humanos e as tecnologias disponíveis na metrópole da Amazônia



Captura_de_tela_2021-09-01_193103_EE52A25E-4C8F-4A9A-9526-85B4CB36F59C.jpg Foto: Divulgação
01/09/2021 às 19:32

O coletivo NAMA [Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia] da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas realiza a exposição Arquitetura Resiliente na Amazônia, de 4 de setembro a 4 de novembro na Trilha Sensorial no MUSA em Manaus. Essa exposição conecta a Amazônia à Ásia na Seoul Biennale of Architecture and Urbanism, que ocorrerá na capital coreana de 16 de setembro a 31 de outubro e será transmitida em outro espaço construído pelo NAMA no Dongdaemum Design Plaza na Coréia do Sul com a presença virtual da floresta no museu, considerando a sua existência e de arquiteturas que valorizem a sua permanência na Amazônia.

Essa é a principal Bienal de Arquitetura da Ásia e a primeira vez que uma equipe de arquitetos do Amazonas participa. Foram enviadas mais de 1100 propostas de cidades de todos os continentes em um processo seletivo em várias etapas e que teve a curadoria do renomado arquiteto francês Dominique Perrault. Somente 3 cidades brasileiras foram selecionadas e estarão participando na Thematic Cities representando a arquitetura brasileira: NAMA (Manaus), Messina & Rivas (São Paulo) e Gustavo Utrabo (Formoso do Araguaia).

A proposta do NAMA expõe arquiteturas em Manaus que valorizam os recursos humanos e as tecnologias disponíveis na metrópole da Amazônia. Assim como os frutos das nossas árvores são apreciados em todo o mundo, temos também os frutos da indústria que garantem a preservação da floresta e o meio de sobrevivência para a população. As obras representam a conexão entre o NATURAL x ARTIFICIAL e mostram uma Amazônia utópica onde é possível conciliar o artesanal com o industrial.

A curadoria escolheu 15 obras e projetos realizados em Manaus pelos arquitetos Alexia Convers, AMZ Arquitetos, Diogo Lazari, Laurent Troost, Marcelo Borborema, Muna Hauache, Paulo Lindenberg, Roberto Moita, Santos Damasceno Arquitetos, Vitor Pessoa e Welton Oliva.

Arquitetura Resiliente na Amazônia apresenta uma Manaus possível e permite reflexões a todos os amazonenses sobre o nosso papel na manutenção da floresta.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.