Publicidade
Cotidiano
Notícias

Confira como funcionará o trânsito, as unidades de saúde e serviços no período do Carnaval

Mudanças no trânsito, linhas extras de ônibus, policiamento reforçado e esquema especial no atendimento à saúde fazem parte da programação montada pelos órgãos públicos para o Carnaval no Sambódromo, que neste sábado (6) recebe as escolas de samba do Grupo Especial 05/02/2016 às 20:09
Show 1
O esquema especial foi montado para o desfile das oito escolas de samba do Grupo Especial de Manaus, entre elas a Aparecida (foto) campeã do Carnaval do ano passado
Acritica.com Manaus (AM)

Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus, que acontecem neste sábado (6), no Sambódromo, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, a partir das 20h, e os blocos e bandas  de Carnaval, devem provocar alterações no trânsito da capital nos próximos dias.

Nos desfiles deste sábado (6), no Sambódromo, 116 agentes de trânsito devem atuar na fiscalização do trânsito e orientação aos condutores sobre as intervenções em ruas e avenidas do entorno.

De acordo com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a avenida Belmiro Vianez será interditada a partir de 0h, sendo reservada, caso necessário, para os carros alegóricos.  Já a avenida Lóris Cordovil, no bairro Alvorada, também Zona Centro-Oeste, será interditada a partir das 7h para facilitar o deslocamento dos carros alegóricos. 

Na avenida Pedro Teixeira, a interdição será  entre a avenida Constantino Nery e Hospital Tropical, a partir das 16h.

Alternativas

Os veículos que trafegam na Constantino Nery, sentido bairro/centro, em direção ao Dom Pedro ou Ponta Negra, deverão seguir até a rua Theomário Pinto (Darcy Vargas), seguir até a Bola das Letras e retomar o trajeto normal. Já os veículos que trafegam na Constantino Nery, sentido centro/bairro, em direção à Alvorada e Planalto, deverão seguir até o viaduto de Flores e acessar a avenida Desembargador João Machado (Estrada dos Franceses).

Os condutores que trafegam na avenida Pedro Teixeira, oriundos das zonas Oeste e Centro-Oeste em direção à Constantino Nery, serão desviados à esquerda para a rua  Francisco Orellana (em frente ao Hospital Tropical), seguindo  pela rua Álvaro Maia até a rua Lóris Cordovil. Os veículos de grande porte que trafegam neste trecho e sentido deverão ser desviados na avenida Dom Pedro.

Galo

O Manaustrans também fará interdições no trânsito na terça-feira (9), para o Bloco do Galo de Manaus, que acontece a partir das 14h, na avenida José Lindoso (das Torres).

A interdição será a partir da 0h, no trecho entre as ruas Rio Branco e Visconde de Porto Seguro, que será parcialmente fechado para a montagem das estruturas do evento. A partir das 8h, a interdição será total.

Unidades de saúde em plantão 24h

Todas as unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde funcionarão normalmente. Já as unidades que atendem com consulta agendada só voltam na quarta-feira (10), a partir das 12h.

Para o atendimento às grávidas, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) disponibiliza sete maternidades estaduais, que funcionam todos os dias, também em regime de 24 horas. Esta estrutura conta, ainda, com uma maternidade municipal.

As unidades do Programa Farmácia Popular estarão funcionando normalmente na segunda-feira (8), das 8h às 18h. Na terça-feira (9) não haverá expediente e, na quarta-feira, o serviço funcionará a partir das 13h, até as 18h.

A maternidade Moura Tapajós, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa I, Zona Oeste, funcionará 24h. O Samu também manterá o plantão 24h, atendendo as chamadas telefônicas de urgência pelo número 192.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, Laboratórios, Farmácias Gratuitas e Centros de Atenção Psicossocial voltarão com o atendimento normal na próxima quinta-feira.

Funcionamento das lojas do centro

Neste período de Carnaval, as lojas do Centro funcionarão normalmente na segunda-feira (8), mas não abrirão as portas na terça-feira “gorda”. A decisão dos lojistas foi tomada em virtude da insegurança no centro comercial, segundo informou, por meio de nota, a Federação do Comércio (Fecomércio). A partir de meio-dia, de quarta-feira (10), todas as lojas estarão funcionando normalmente.

Na segunda (8) e terça-feira (9) não haverá atendimento nas agências bancárias de Manaus. Na quarta-feira de Cinzas elas abrem a partir do meio-dia. As contas de consumo (água, energia, telefone, etc) e carnês que tiverem vencimento previsto para essas datas poderão ser pagas, sem acréscimo, no primeiro dia útil após o feriado, ou seja, dia 10, quarta-feira.

As agências dos Correios também não funcionarão na segunda e na terça-feira. Na quarta-feira, o atendimento volta ao normal a partir do meio dia.

Durante os dias de folia, os Correios oferecem o serviço de “Achados e Perdidos”: Quem encontrar documentos na rua pode depositar em caixas de coleta ou na agência mais próxima. Quem perdeu, pode procurar pelo site dos Correios ou pelos telefones 3003 0100 (capitais e região metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades).

Os documentos ficam à disposição para serem resgatados por 60 dias, podendo ser enviados para a agência mais próxima da moradia ou local de trabalho do proprietário. Após esse prazo, os documentos são encaminhados ao órgão emissor de origem.

Seis linhas de ônibus extras

Seis linhas extras do transporte coletivo circularão até as 4h da madrugada durante o desfile das escolas de samba de Manaus e o Carnaboi, realizados no Sambódromo, neste sábado (6) e segunda (8), informou a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

As linhas normais que saem do Centro e as alimentadoras que saem dos terminais de integração também terão o horário de atendimento ampliado, com a realização de mais uma viagem após a meia-noite.

Além da frota que ficará em circulação, dez coletivos reservas servirão de apoio à operação. Os ônibus ficarão estacionados na rua da Indústria e serão colocados para atender as linhas de acordo com a demanda. Os coletivos estarão com a placa “Sambódromo” afixada no para-brisa.

Publicidade
Publicidade