Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Notícias

Confira dicas importantes para realizar uma boa prova do Enem

Não atravessar madrugadas estudando, controlar bem o tempo e ter uma boa alimentação são algumas das medidas fundamentais a serem tomadas



1.jpg Candidatos que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio neste fim de semana devem ter cuidado redobrado com a alimentação e o tempo de estudo e de descanso nesta reta final
05/11/2014 às 08:57

Faltando poucos dias para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ocorrem no próximo sábado e domingo, não faltam recomendações para os candidatos se manterem preparados nessa reta final. No Amazonas, 184.864 candidatos estão aptos a prestarem o exame.

Para não deixar a ansiedade e a preocupação atrapalharem os estudantes, especialistas recomendam cuidados que vão desde aos horários das atividades de estudo até a alimentação. Um das primeiras dicas dadas pelo professor de Biologia Davyson Jardim, da Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), é sobre a quantidade de tempo destinada ao estudo. Ele alerta que é preciso dividir bem o tempo dos estudos nessa semana para evitar o cansaço.

“É comum que nesse período os candidatos queiram pesquisar vários assuntos ao mesmo tempo. Isso é um erro, pois acabam não relembrando nada”, destacou.

Para Davyson, o momento é propício apenas para as revisões de conteúdos. “Não é o momento de aprender porque não há mais tempo”, ressalta. Ele dá uma dica importante que pode ajudar os alunos nessa fase que antecede as provas. “Indico um exercício que ajuda muitos os alunos. Pense em um assunto que você já estudou e tente lembrar-se do mesmo. Se não lembrar é um sinal de que você precisa revisar o conteúdo”, explica.

As revisões, segundo Davyson, devem ser dinâmicas. Ele lembra ainda que não é aconselhável que o aluno troque as noites de sono para tentar estudar. “Dormir bem e descansar vai refletir lá na frente, no dia da prova”, pontua.

Provas

As provas do Enem são divididas em dois dias e são consideradas longas, com duração de quatro a cinco horas. De acordo com Davyson, longas horas de estudo nessa reta final podem ser cansativas e prejudicar o desempenho nas provas.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.

No primeiro dia, sábado, são aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias com duração de quatro horas e meia (4h30min). No domingo, a maratona tem provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias com duração de cinco horas e meia (5h30min).

Davyson explica que o segundo dia tem uma duração maior por conta da prova de Redação que também é aplicada nesse dia.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.