Publicidade
Cotidiano
SAÚDE

Confira dicas para fortalecer o sistema imunológico e se livrar de doenças

O segredo para deixar o sistema imunológico vívido e resistente nem sempre pode estar nos medicamentos, mas sim na alimentação. Veja como fortalecê-lo: 03/03/2018 às 11:17 - Atualizado em 04/03/2018 às 07:40
Show batata doce
Alimentos como batata doce, iogurte, carne bovina são indicados (Foto: Reprodução Internet)
Mayrlla Motta Manaus (AM)

Ele nos protege das doenças e combate os invasores que querem se alojar no nosso organismo. Mas, para poder batalhar em nosso favor, o sistema imunológico precisa estar fortalecido. O segredo para deixá-lo vívido e resistente nem sempre pode estar nos medicamentos, mas sim na alimentação.

Segundo a nutricionista Joyce Gama, é fundamental manter uma dieta equilibrada para garantir nossa saúde e bem-estar. Para fortalecer a imunidade, a profissional indica alguns alimentos como a batata doce, iogurte, carne bovina, cebola e o tucumã. 

“A inclusão desses alimentos em nossa dieta traz diversos benefícios à saúde, entre eles diminuir suas chances de ficar doente e também ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente de doenças como infecções, resfriados, gripes e até doenças mais complexas como o câncer”, afirma a profissional graduada Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro).

Conheça os alimentos

A batata doce, por exemplo, é rica em vitamina A principalmente as roxas e amarelas. “A vitamina A é capaz de modular o sistema imunológico, pois estimula produção de células de defesa do nosso corpo. A batata doce pode ser incluída no cardápio diário seja assada, cozida, em forma de purê ou em sopas”, exemplifica.

Conhecido como fonte de bactérias boas, o iogurte natural é uma ótima ferramenta para fortalecer o sistema imune, já que atua diretamente no funcionamento do intestino e melhorando consequentemente a saúde do corpo por inteiro. Joyce indica inseri-lo em pequenas refeições acompanhadas de cereais, sementes e frutas.

Rica em zinco, a carne bovina tonifica as células de defesa (linfócitos). “Ela pode ser consumida nas principais refeições do dia como almoço e jantar para compor diversos pratos, pode ser assada, cozida, grelhada e ensopada", complementa.

Já a cebola, de acordo com a nutricionista, tem uma taxa alta de quercetina, outra substância que fortalece o sistema imunológico. “A cebola tem seus benefícios potencializados quando consumida crua. Mas não deixe de usar a cebola em outros preparos culinários”, opina. 

Na Amazônia também temos um importante aliado nesse fortalecimento. “O tucumã, pois é rico em vitaminas como A, B1 e C, contendo um alto poder no fortalecimento do sistema imunológico”, finaliza.

As frutas cítricas também são ótimas auxiliadoras nessa batalha contra as doenças, já que são ricas em vitamina C e antioxidantes. Um dos maiores benefícios é a proteção contra gripe e resfriados.  Além desses alimentos, não podemos esquecer de beber bastante água.

Publicidade
Publicidade