Publicidade
Cotidiano
MEDITAÇÃO

Yoga e meditação são opções de técnicas de relaxamento para gestantes

Uso do mindfullness, método de meditação, é perfeito aliado para mães durante período de gestação. Ações podem auxiliar, inclusive, no relaxamento e preparação para o parto 26/08/2018 às 07:53
Show yoga 76792527 d276 4bf4 96e3 1eb4971f2caa
Foto: Divulgação
Mayrlla Motta Manaus (AM)

A gestação é um período de muitas mudanças no corpo e mente da mulher. São diversas novidades para aderir, e talvez por isso, manter a calma e relaxar seja tão importante para a saúde da mãe e bebê. A prática da yoga e mindfulness são técnicas que podem ser aliadas da gestante durante a gravidez, parto e pós-parto.

De acordo coma psicóloga Monalisa Barros o mindfulness exercita o cérebro e permite que seja desenvolvido o foco. “Os exercícios são simples, fáceis e podem ser feitos em qualquer lugar. O mindfulness é muito mais que uma técnica de relaxamento, é uma prática para a vida onde o que é exercitado é o cérebro”, explica a membro da Equipe Brasil do GentleBirth  que realizará, na quinta edição do Simpósio Internacional de Assistência ao Parto (Siaparto), em setembro, a oficina pré-congresso “Mindfulness na preparação para o parto”. 

Para ela, a ferramenta se mostra importante, principalmente, em momentos que a assistência ao parto muda e o desfecho é diferente do planejado. Nesses momentos, a técnica faz a diferença para a mulher. “Trabalhamos com o conceito de parto positivo, onde o desfecho faz parte do processo. Trabalhamos com a perspectiva de lutarmos sempre por um parto fisiológico, mas quando ele não é possível, que as outras possibilidade sejam incorporadas como parte dos recursos que temos para que o bebê e a mãe estejam bem. Assim o uso do mindfulness ajudará nestes momentos de forma crucial. Ele mantém o protagonismo da mulher quando ela pode construir o percurso durante todo o processo”, acrescenta.

O mindfulness é recomendado tanto na gestação, parto e pós-parto. A gestante pode ter acesso ao programa GentleBirth na Apple Store e Google Play, através de aplicativo. 

Bem-estar 

A yoga também pode ser uma aliada para a gestante que procura bem-estar físico e mental. Em Manaus, a fonoaudióloga e instrutora de Yoga Darliene Oliveira, ministra aulas no Studio Respirar (Av. Dr. Theomario Pinto da Costa, 706 -Chapada.) Ela orienta que a prática ajuda no fortalecimento pélvico, reduz o quadro de ansiedade, flutuação de humor, equilíbrio, postura, prisão de ventre, além de ajudar no sistema circulatório e dores nas costas.

A prática é recomendada a partir do terceiro mês de gestação. “Na yoga são trabalhados o físico, emocional e mental ajudando a mulher a aceitar as diversas transformações que o corpo feminino passa quando está no período gestacional. Trabalha também uma maior conexão entre mãe e bebê, pois placenta oxigenada é igual bebê relaxado”, disse.

Publicidade
Publicidade