Publicidade
Cotidiano
Notícias

Congresso discute psicodinâmica e clínica do trabalho em Manaus

Diferentes realidades do trabalho contemporâneo serão abordadas durante os quatro dias do evento  17/10/2015 às 17:49
Show 1
A proposta do congresso é debater sobre as diferentes formas de trabalho na sociedade atual, para identificar as melhores formas de intervenção nos cenários
acritica.com ---

Manaus vai sediar, de 20 a 23 de outubro, o 4° Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. O evento, promovido por uma parceria entre  a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade de Brasília (UnB) e o Governo do Estado do Amazonas, será realizado no Hotel Tropical, na Zona Oeste.

Realizado por intermédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) - vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o congresso tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre as condições que marcam as diferentes situações de trabalho no contexto contemporâneo, possibilitando que os pesquisadores voltados para a área de saúde do trabalhador possam compreender a dinâmica do trabalho global para melhor intervir nos cenários locais.   

Para a presidente do Congresso, psicóloga Rosângela Dutra, a psicodinâmica do trabalho é uma abordagem teórica e metodológica vigorosa, consolidada, que fundamenta pesquisas e intervenções nas organizações de trabalho, possibilitando o estudo da dinâmica das relações tecidas no espaço produtivo e suas repercussões sobre a constituição da subjetividade.

A psicodinâmica do trabalho se constitui como uma área intrinsecamente interdisciplinar, trazendo para o congresso expoentes da filosofia, psicanálise e psicossociologia. As recentes transformações no mundo do trabalho, que resultam em pressões, sofrimento e possível adoecimento, instigam os pesquisadores a buscar compreender como é possível se manter saudável em um contexto de trabalho tão adverso. “O trabalho também pode conduzir ao fortalecimento da identidade, à superação das dificuldades e, até mesmo, se constituir em fonte de prazer”, avalia a presidente, que é pós-doutora em Psicodinâmica do Trabalho pelo Conservatoire National des Arts et Mètiers (CNAM), de Paris.

Participantes

O Congresso contará com a presença de pesquisadores do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia, Goiás, Brasília, Argentina, Colômbia, Chile, França e Canadá. Intitulada “Psicopatologias do trabalho contemporâneo: novos desafios clínicos”, a conferência de abertura do Congresso será proferida pela renomada pesquisadora francesa Dominique Lhuilier, do CNAM, às 19h do dia 20 de outubro. A programação completa poderá ser acessada pelo site www.congressopsicodinamica2015.com.br. 

Abertura

A conferência de abertura do 4° Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho será proferida pela renomada pesquisadora francesa Dominique Lhuilier, do CNAM, às 19h do dia 20 de outubro. A programação completa poderá ser acessada pelo site www.congressopsicodinamica2015.com.br.


Publicidade
Publicidade