Sábado, 24 de Julho de 2021
Legalização da maconha

Congresso do México aprova projeto de lei histórico sobre a maconha

Somente pessoas com 18 anos ou mais, e com autorização, poderiam cultivar, transportar ou consumir maconha e seus derivados



mh_11_533F139A-07C1-4F50-8D73-8B99A43E62FF.jpg Foto: EFE
11/03/2021 às 08:50

O Congresso do México aprovou na quarta-feira  (10), um projeto de lei que descriminalizaria a cannabis para usos recreativos, médicos e científicos, aproximando-se mais da criação de um dos maiores mercados mundiais para a planta.

Apoiado pelo governo do presidente Andres Manuel Lopez Obrador, o projeto de lei marca uma grande mudança em um país atormentado há anos pela violência entre cartéis de drogas em disputa.



Os legisladores aprovaram o projeto de forma geral com 316 votos a favor e 127 contra. Agora, o Senado precisa revisar e aprovar o projeto.

Se aprovada, a lei criará um enorme mercado, que as empresas estrangeiras estão ansiosas para explorar.

O projeto permitiria cinco tipos de licenças para o cultivo, transformação, venda, pesquisa e exportação ou importação de maconha. Somente pessoas com 18 anos ou mais, e com autorização, poderiam cultivar, transportar ou consumir maconha e seus derivados.

“Hoje estamos fazendo história”, disse Simey Olvera, um legislador do partido governista Morena, de Lopez Obrador, que usava uma máscara com folhas de maconha impressas.

“Com isso, a falsa crença de que a cannabis faz parte dos graves problemas de saúde do México foi deixada para trás.”

Lopez Obrador, cujo partido governista Morena tem maioria em ambas as câmaras do Congresso, argumentou que descriminalizar a cannabis e outros narcóticos poderia ajudar a combater os poderosos cartéis de drogas do México.

No final de 2013, o Uruguai se tornou o primeiro país do mundo a legalizar a produção e a venda de maconha nos tempos modernos. Outros países da região, como Argentina, Chile, Colômbia e Peru, permitem seu uso médico.

Em 2018, o Canadá também legalizou a maconha, incluindo o uso recreativo, com vários grandes estados dos EUA também regulamentando seu uso legal.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.