Publicidade
Cotidiano
SAÚDE

Conheça o brigadeiro feito da biomassa da banana verde, que promete reduzir peso

Quem nunca se deliciou com aquele mingau de banana bem quentinho feito pelos mais experientes da família? E mais regionalmente falando, quem nunca comeu aquela farofa de banana acompanhada com um delicioso peixe frito? Sim, a banana é realmente irresistível 28/08/2016 às 07:00
Show vida0128 15f
Além de ser saborosa, a biomassa feita da banana verde ainda pode ajudar na redução de peso e do colesterol, e controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia) // Foto: Reprodução/Internet
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Uma das frutas mais tradicionais do Brasil, a banana pode ser encontrada durante todo o ano. Vista por muitos anos como uma inimiga das dietas, por ser rica em calorias e carboidratos, a banana ganhou o mundo provando sua versatilidade na elaboração de diversas receitas, doces e salgadas, bolos, e acredite, até o delicioso brigadeiro.

Além disso, existe a biomassa, que é preparada a partir da banana verde e constrói prebióticos, componente famoso por ajudar o intestino trabalhar corretamente, pois contém um amido resistente, fonte de energia que funciona como alimento para as bactérias intestinais benéficas. Além de ser saborosa, a biomassa feita da banana verde ainda pode ajudar na redução de peso e do colesterol, e controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia).

Pensando em todas essas vantagens, a chef curitibana Iracema Bertoco, professora dos cursos de gastronomia do Centro Europeu, uma das principais instituições de ensino do mundo, se dedicou aos estudos e criou receitas especiais, entre elas um saboroso brigadeiro, utilizando biomassa de banana verde. Apaixonada pela gastronomia funcional, uma das principais e mais atuais formas de abordagens da nutrição, Iracema acredita que comer, além de nutrir, é um ato de prazer.

“Transformar o brigadeiro, símbolo de quilos a mais em um doce saudável para se comer sem culpa foi um desafio, pois ele tem uma referência de sabor e textura. Mas depois de muitos testes consegui um resultado que surpreende os apaixonados pelo doce, e a maioria das pessoas que prova diz que é melhor que o tradicional”, orgulha-se a chef.

Para completar a receita do brigadeiro saudável, Iracema usa leite condensado diet caseiro feito sem açúcar, à base de leite em pó, sucralose (adoçante derivado da cana-de-açúcar), manteiga, cacau em pó e raspas de chocolate diet. “O brigadeiro de banana verde se transformou em um grande sucesso na cidade de Curitiba. Não conheço ninguém que tenha experimentado e não tenha gostado”, comemora a profissional.

Por não ter cheiro e nem gosto de banana, a biomassa é muito versátil e pode ser utilizada em vários outros preparos. A chef Iracema Bertoco costuma utilizar a técnica para a produção de nhoque (substituindo a batata), bolos, cupcakes, pães, sopas, feijoada, purês e sucos. “Desta forma os impactos das gorduras e açúcares são minimizados no organismo ao saborear receitas deliciosas”, completa.

Banana em todo canto

Originária de áreas tropicais, provavelmente do Sudeste Asiático, a banana é cultivada há 4 mil anos. Ela chegou à Europa no século I a.C, levada pelos romanos. Antes disso, a expansão do Islã levou a banana para a África, e os portugueses a trouxeram para o Brasil. Aqui, ela se tornou amplamente popular aparecendo desde as primeiras papinhas do bebê até não sair mais do cardápio brasileiro. Quem nunca se deliciou com aquele mingau de banana bem quentinho feito pelos mais experientes da família? E mais regionalmente falando, quem nunca comeu aquela farofa de banana acompanhada com um delicioso peixe frito? Sim, a banana é realmente irresistível.

Por falar em região, nas diversas partes do Brasil, o fruto é saboreado das mais diversas formas. Em Natal, um doce conhecido como Carlota une a banana ao queijo, açúcar e canela para resultar numa saborosa sobremesa consumida há anos. A cuca de banana, sobremesa típica do Rio Grande do Sul, foi introduzida na dieta dos gaúchos pelos colonizadores alemães. A cuca tem recheio de banana nanica, canela e cobertura feita com farofa crocante.

RECEITA: Brigadeiro de Biomassa de Banana Verde

 

 

 

 

 

 

 

 


 
**Biomassa de Banana Verde
 
Ingredientes:
· 4 Bananas bem verdes de qualquer variedade
· Água
 
Modo de preparo:
 
Lavar bem as bananas com esponja e detergente, cortar as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida levar em uma panela de pressão com água fervendo, suficiente para cobrir as bananas. Contar 10 minutos a partir do início da pressão da panela. Deixar o ar sair e a panela perder a pressão sozinha. Separar as cascas das polpas e levar apenas as polpas bem quentes para processar até que fique uma massa homogênea. Para ajudar processar pode-se utilizar água desde que seja bem quente.  Rendimento: +ou- 100g
 
Obs: Nunca utilizar a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino que escurece a massa.
 
**LEITE CONDENSADO DIET
 
Ingredientes
 
·400g de leite em pó desnatado
·150 ml de água fervente
·10 g de sucralose
·60 g de manteiga
 
Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar


 
**BRIGADEIRO
Rendimento: 40 brigadeiros com apenas 40 calorias cada
Custo da receita: 15 reais
Tempo de preparo: 30 minutos
 
Ingredientes
 
·1 receita do de leite condensado diet caseiro
·100g de biomassa de banana verde
·80 g de cacau em pó
·100g de chocolate diet picado
·150g de chocolate diet ralado (usar no lugar do granulado)
 
Preparo: Colocar os quatro primeiros ingredientes em uma panela e levar ao fogo brando mexendo sempre até atingir ponto de brigadeiro comum. Deixar esfriar, enrolar e passar no chocolate diet ralado.

Publicidade
Publicidade