Publicidade
Cotidiano
TREINO

Conheça o método que auxilia a estimular o potencial cerebral, além de mantê-lo ativo

O "Supera" desenvolve uma série de atividades, exercitando a "Ginástica Cerebral", baseada em exercícios que aumentam a qualidade e quantidade das ligações entre neurônios, e desenvolvendo novas redes neurais 12/03/2017 às 05:00
Show zvida0412 3f
(foto: Aguilar Abecassis)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Quem foi que disse que o cérebro não precisa se exercitar para manter-se ativo? Da mesma forma que o nosso corpo necessita de uma série de atividades físicas para mantermos a saúde e o condicionamento em dia, o cérebro também precisa estar em movimento. Com o passar do tempo, o órgão vai perdendo sua capacidade produtiva, e se não for treinado, pode acarretar no desenvolvimento de diversas doenças, como o temido Mal de Parkinson.

Pensando nisso, a ONG Dana Foundation, nos EUA, promove entre os dias 13 a 19 de março, a Semana Mundial do Cérebro (Brain Week), e em Manaus, bem como em outras unidades brasileiras, o Método Supera se encarrega de difundir os estudos relacionados ao cérebro. Para celebrar, a unidade Supera Adrianópolis vai realizar a oficina "Turbinando a Memória" em dois dias diferentes, na terça-feira (14) e na quinta-feira (16) com entrada franca. Para participar, basta realizar a inscrição gratuita antecipadamente pelos telefones (92) 3347-6669/ 3025-0005/ 98288-1010, bem como sobre as outras aulas ministradas no local.

(Caliu Sato e Magna Marques fazem parte do "Supera: Ginástica para o Cérebro" (Foto: Aguilar Abecassis)

De acordo com Caliu Sato, consultor comercial da Supera, ressalta a importância das datas e a conscientização quanto ao tema. "As pessoas não estão dando conta que elas estão tendo perdas cognitivas, capacidade de aprender mais acentuada muito mais cedo. Estamos vendo pessoas na faixa de 25-30 manifestando essas perdas, ou seja, perdendo memória". afirma. "Por que isso tá acontecendo? Nosso cérebro, assim como o corpo precisa de estímulos, estimular a atenção, foco, e trabalhar na reserva cognitiva, tema amplamente falado entre os médicos", complementa. Essa reserva é a capacidade do nosso cérebro em lidar com diferentes ataques que pode sofrer.

Para isso, o Supera desenvolve uma série de atividades, exercitando a "Ginástica Cerebral", baseada em exercícios que aumentam a qualidade e quantidade das ligações entre neurônios, e desenvolvendo novas redes neurais. Assim, a capacidade de processamento do cérebro aumenta e o desempenho pessoal melhora de forma surpreendente. As atividades visam o aumento do foco e atenção, aprimoramento do raciocínio e criatividade, estimula a pensarmos "fora da caixa", desenvolver autoconfiança e autoestima, viver com independência e memória ágil, além de diversos outros benefícios. “A ginástica para o cérebro são os exercícios que estimulem a suas percepções, melhorem a sua memória, sua capacidade de aprender”, explica Caliu.

Uma prova desse aprendizado é da aluna Cecília Medina, de 8 anos. Segundo ela, os estudos e exercícios aprendidos no Supera auxiliam seu aprendizado na escola, nas matérias de Matemática, principalmente. Os exercícios que ela mais gosta, estão no caderno de atividades que a Supera disponibiliza aos alunos, com os graus de dificuldade para cada faixa etária. Outro exemplo de sucesso no aprendizado é da própria educadora do local, Magna Marques. Segundo Magna - que lecionava aulas de Física antes de entrar para a equipe -, os métodos que ela aprendeu para ensinar, mudaram a forma com que ela transmite as informações. “Hoje em dia, consigo ver e transmitir a disciplina e não apenas passar para o aluno. Hoje me considero uma educadora, pois me preocupo em como o aluno está recebendo o assunto. Antes não via dessa forma”, explica.

Sobre o Método Supera

O Método Supera Ginástica para o Cérebro, foi criado em 2006 pelo brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo, após anos de pesquisa. À época, o fundador buscava formas de ajudar o filho caçula a melhorar sua capacidade de concentração nos estudos. As ferramentas que ele encontrou e reuniu em um método agora ajudam milhares de pessoas.

Publicidade
Publicidade