Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Notícias

Conselheiros tutelares tomarão posse no próximo domingo (10)

Após passarem por processo ocorrido através de quatro etapas: inscrição, prova escrita, eleição e capacitação, eles tomarão posse para o quadriênio 2016/2020



1.jpg
Em Manaus, 166 candidatos disputaram 45 vagas de conselheiros e 45 de suplentes
08/01/2016 às 20:34

No próximo domingo (10) os conselheiros tutelares eleitos em 2015 tomam posse em evento realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). Os conselheiros irão exercer a função no quadriênio 2016/2020.

Para isso, os conselheiros tiveram que passar por um processo constiuído por quatro etapas: inscrição, prova escrita, eleição e capacitação, todas com caráter eliminatório. Ao todo participam 90 conselheiros, entre titulares e suplentes.

As votações foram realizadas em 143 escolas no dia 23 de novembro, com um total de 375 urnas, espalhadas em todas as zonas da cidade, incluindo a zona rural rodoviária e ribeirinha.

Os conselheiros serão distribuídos entre as nove zonas eleitorais da cidade: Centro-Oeste, Centro-Sul, Leste I, Leste II, Norte, Oeste, Sul I, Sul II e Rural – esta última engloba as comunidades localizadas no rio Amazonas, rio Negro, BR-174 e AM-010.

O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente, cuja função é zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Eles tem o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.