Publicidade
Cotidiano
RECEITA FEDERAL

Conselho de Contabilidade do AM alerta para período de declaração do Imposto de Renda

Pelo quarto ano consecutivo, o CRCAM realizará o projeto Plantão Tira Dúvidas Imposto de Renda, que consiste numa ação de contadores voluntários 14/03/2017 às 14:16
Show 8748.7979
O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), contador Manoel Júnior, alerta aos contribuintes para não deixar a declaração para o fim do prazo
acritica.com

O período para fazer a declaração do imposto de renda pessoa física já iniciou em 2 de março, mas ao contrário dos anos anteriores, que costuma encerrar em 30 de abril, este ano, terá dois dias a menos.

O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), contador Manoel Júnior, alerta aos contribuintes para não deixar a declaração para o fim do prazo. Vale lembrar que devido a demanda, pode ocorrer travamento do site na hora do envio. E quem não cumprir com suas obrigações, será penalizado com multa aplicada pela Receita Federal, que vai de R$ 165,74 podendo chegar a 20% do valor do imposto devido.

O melhor a fazer, orienta o Presidente do CRCAM, é procurar a ajuda de um profissional de Contabilidade registrado no Conselho. Para confirmar a idoneidade do contador, o site do Regional disponibiliza um link para consulta: www.crcam.org.br.

O valor dos rendimentos tributáveis auferidos no ano 2016 é o que determina se o contribuinte tem que declarar ou não o imposto de renda. Neste caso, pessoas que receberam acima de R$ 28.559,70 estão obrigadas a prestar contas com o fisco. Além desse, existem outras hipóteses que também exigem a declaração.

Atendimento gratuito

Pelo quarto ano consecutivo, o CRCAM realizará o projeto Plantão Tira Dúvidas Imposto de Renda, que consiste numa ação de contadores voluntários que estarão em um shopping da cidade, nos finais de semana do mês de abril, orientando os contribuintes. Vale ressaltar que os contadores não estarão elaborando as declarações, mas esclarecendo as dúvidas.  

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade