Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
Notícias

Conselho de veterinários dita novas regras para funcionamento de clínicas de animais

Nova legislação  exige  uso de equipamentos mais modernos e adequados  à legislação sanitária e proibe  a realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos em consultórios veterinários



1.gif A resolução estabelece que agora devem ser utilizados dois tipos de veículos para o transporte de animais, uma unidade móvel de remoção e uma ambulância para os casos mais graves e urgentes
11/02/2013 às 16:36

Clínicas e hospitais veterinários têm 180 dias para se ajustarem às novas exigências do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que publicou resolução no final de janeiro no Diário Oficial da União sobre o assunto.

De acordo com o conselheiro da CFMV Marcelo Roza, a resolução estabelece novas exigências como equipamentos mais modernos e adequados à legislação sanitária nacional. Além disso, proíbe a realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos em consultórios veterinários.

No caso de clínicas e hospitais veterinários, a resolução exige que as clínicas passem a utilizar equipamentos mais modernos e seguros para garantir qualidade nos procedimentos cirúrgicos dos animais.

Outra novidade é a questão do transporte de animais: a resolução estabelece que agora devem ser utilizados dois tipos de veículos para o transporte de animais, uma unidade móvel de remoção e uma ambulância para os casos mais graves e urgentes. No caso das ambulâncias, elas devem ser montadas com equipamentos de emergência e devem sempre ser acompanhadas por um médico veterinário.

“As novas exigências do conselho visam garantir mais segurança e bem estar para os animais e para os profissionais da área veterinária”, disse Marcelo Roza. Segundo ele, a fiscalização sobre a adoção das novas medidas ficará a cargo dos conselhos regionais de medicina veterinária.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.