Publicidade
Cotidiano
Notícias

Construir sem pressão e com baixos custos no orçamento

Sistema ‘Steel Frame’ tem aço como matéria-prima e elimina a dor de cabeça e grandes custos na hora da obra 17/10/2015 às 13:25
Show 1
Construções Steel Frame consistem na montagem de perfis de aço leve e fechamento por meio de placas cimentícias e revestimento, que trazem uma série de vantagens
Oswaldo Neto Manaus (AM)

Evitar a poeira causada por uma construção e terminá-la no menor tempo possível é o sonho de qualquer pessoa, principalmente se o orçamento sair em conta. Por meio do Steel Frame, uma modalidade alternativa em ascensão no ramo da construção civil, o aço é o principal material usado e garante a segurança da obra.

Com o objetivo de ser uma nova opção no segmento de construções, o Steel Frame consiste no uso de aço galvanizado no lugar da conhecida alvenaria. No entanto, diferente dela, o sistema é capaz de resistir ao tempo, à umidade e a oxidação, ou seja, o material não fica “enferrujado”.

Quem explica a novidade é o diretor da Planalto - indústria pioneira fabricação desse tipo de material na Região Norte - Dalton Cabral. Segundo ele, apesar de pouco popular no Estado, o mecanismo é conhecido no mundo inteiro.

“Na Ásia, o sistema era usado desde a década de 40 com madeira, o Wood Frame. Nos Estados Unidos você pode ver esses programas que reformam casas em três dias com Steel Frame. Hoje é amplamente utilizado também em países com problemas de abalos sísmicos e terremotos como o Chile e Japão”, explica.

 Ainda segundo o diretor, o aço possui de 200 a 300 anos de vida útil, tornando o Steel Frame um mecanismo capaz de ser incorporado a qualquer obra. “Ele pode ser utilizado em todos os tipos, tanto uma casa popular quanto de alto padrão. Costumo dizer que é uma salvação pra quem quer construir”, afirmou o diretor.

Vantagens

Os benefícios trazidos com o sistema Steel Frame variam desde o tempo para finalizar a obra até o impacto ambiental provocado, isso porque devido à ausência de materiais como cimento, seixo, água e areia, todo o proceso pode durar menos da metade do tempo de uma obra feita em alvenaria.

Além disso, uma possível manutenção não causará dor de cabeça ao construtor, pois segundo Cabral, a placa cimentícia que integra as paredes são compostas de materiais como cimento e celulose. A combinação permite que cortes sejam feitos para uma manutenção elétrica, por exemplo.

Para ele, o investimento na novidade construtiva “não é dinheiro jogado fora”.“Se formos colocar na ponta do lápis duas obras, uma de alvenaria e outra pelo steel frame, eu diria que o preço é a mesma coisa no entanto, a qualidade do produto é diferente,   pois está muito mais ligada com o cumprimento dos procedimentos de fabricação do que efetivamente um processo artesanal como é alvenaria tradicional”, avaliou.

Capacidade de amenizar o calor

Embora outros países utilizem o sistema para se prevenir de desastres, aqui no Amazonas o Steel Frame pode ser implantado para quem deseja fugir das altas temperaturas. Ao contrário da alvenaria tradicional, que retém calor o dia inteiro e exige do manauara um potente ar-condicionado durante a noite, o Steel Frame diminui a sensação de calor. “O sistema chega a ser duas vezes mais eficiente”, disse o diretor. 

E se engana quem pensa que é necessário um grande projeto para implantar o Steel Frame. De acordo com o diretor da Planalto, a empresa oferece o serviço sem complicações. “Temos uma ótima equipe de arquitetos dispostos a dar forma à ideia. Nós queremos plantar a semente desse sistema construtivo. Muitas pessoas ainda não conhecem esse sistema, até mesmo dentro da própria área. Tudo o que precisamos é de uma ideia na cabeça”, afirmou Cabral.

Pontos

Construção sustentável

O sistema Steel Frame não utiliza fundações profundas e a maior parte da matéria prima é composta de aço reciclável. 

Menor tempo

Uma construção no formato pode levar menos da metade do tempo se for comparada ao modo tradicional de alvenaria.

Mão de obra facilitada

Ao contrário do sistema comum, onde boa parte do processo de construção é “artesanal”, o Steel Frame leva poucos funcionários ao campo.

Preço semelhante

De acordo com o diretor da Planalto, uma obra em Steel Frame pode chegar ao mesmo valor que uma construção em formato de alvenaria.


Publicidade
Publicidade