Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
COMBUSTÍVEL

Consumidores buscam estratégias para combater a alta no preço dos combustíveis

Tudo o que você precisa saber para economizar na hora de abastecer o carro e driblar a oscilação no preço nos postos



1385137.JPG Eliney Zacaria decidiu investir em um veículo que otimiza o consumo de combustível e ajuda a economizar ao abastecer (Foto: Jair Araújo)
28/07/2018 às 16:18

Na última semana o litro da gasolina chegou a custar R$ 4,69. Com a constante variação no preço dos combustíveis, os motoristas buscam driblar a variação de preços, que faz parte da política de reajustes da Petrobras. Deixar o carro na garagem e usar aplicativos de carona paga, usar um transporte alternativo como a bicicleta estão entre as opções buscadas pelos condutores quando os preços sobem.

Mas quem prefere utilizar veículo próprio, tem sempre uma dica para encher o tanque sem esvaziar os bolsos. Dá pra economizar mesmo com a oscilação no preço dos combustíveis? Para o gerente de tecnologia Eliney Zacarias é possível. Ele só completa o tanque quando os preços caem.

“Eu observo os valores e coloco uma quantidade maior no valor mais em  conta. Quando a gasolina dá uma baixada, completo o tanque”, conta.

A educadora financeria da DSOP, Glauce Galúcio diz que usar o veículo somente em situações necessárias é um bom começo. “Devemos repensar sobre o excesso de uso do automóvel em determinadas situações: na padaria ao lado da residência e jogar o lixo na lixeira do condomínio são práticas comuns no dia a dia”, explica.

 Dicas na Web

A preocupação dos brasileiros em manter o tanque abastecido o máximo de tempo possível leva os internautas a compartilharem dicas que auxiliam neste desafio.

 Encher o tanque quando a temperatura do motor não estiver elevada; abastecer na velocidade média, evitando a formação de vapor na bomba e evitar chegar à reserva são algumas experiências descritas como forma de fazer  a  gasolina render mais, segundo as dicas mais populares na internet. Mas será que elas funcionam? Quem responde é o professor doutor em Química Jamal Chaar.

“Se os tanques de armazenagem estiverem em boa manutenção e o combustível dentro das especificações técnicas, além do manuseio correto no abastecimento, não há problema de perda de combustível”, diz Jamal.

O que diz Glauce Galúcio – Educadora financeira

“Você pode economizar combustível abastecendo em postos de confiança, garantindo a qualidade da gasolina que está comprando. Otimize as viagens pegando transporte público, aplicativos de carona paga, oferecendo carona e fazendo rodízio com os colegas de trabalho, amigos e familiares. Além de economizar, estará desenvolvendo a socialização. Mais importante do que economizar dinheiro, devemos lembrar que a gasolina é derivada do petróleo, um recurso natural finito. Os automóveis são os grandes responsáveis pela poluição nas cidades. Quanto menos gasolina se gastar, menos poluentes serão emitidos, amenizando o impacto do uso do automóvel tanto na saúde das pessoas quanto ao ambiente”

“Procuro carros mais econômicos”

O modelo do carro também pode influenciar no consumo do combustível. Um estudo realizado em um laboratório especializado nos Estados Unidos comprovou que existem veículos mais econômicos do que outros. Além disso, a tecnologia de alguns automóveis já permite compreender se há redução ou perda da gasolina em alguns momentos.  Foi na prática que o gerente de tecnologia Eliney Zacarias descobriu isso. Ele possui um Honda New FIT que auxilia nesse processo de descoberta e comparação de quanta gasolina está sendo consumida a cada viagem.   “Meu carro tem um recurso chamado de piloto automático que otimiza o consumo quando acionado. Ele tem uma aceleração mais eficiente que ajuda muito na relação de consumo”, revela.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.